Licenciaturas

Matérias especiais

Programas Residência Pedagógica e PIBID têm início nas nove unidades escolares parceiras da PUC-Rio, em 1º de outubro

De forma inédita, em função da pandemia da Covid-19, projetos foram adaptados para modalidade remota; docentes orientadores e coordenadores de área darão suporte às equipes para a implementação das ações previstas

No dia 1º de outubro, os programas Residência Pedagógica e PIBID iniciarão suas atividades nas nove unidades escolares públicas, municipais e estaduais, da Cidade do Rio de Janeiro.

Os dois programas atenderão 120 alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras Português e Inglês e Pedagogia nos parceiros: CE André Maurois; CE Ignácio Azevedo do Amaral; CE Infante Dom Henrique; EM Almirante Tamandaré; EM Christiano Hamann; EM Desembargador Oscar Tenório; EM Manoel Cícero; EM Santo Tomás de Aquino e EM Shakespeare.

O Programa inovador de Residência Pedagógica será implementado pelas licenciaturas de Letras Português, História e Pedagogia, com 60 licenciandos; já o PIBID será implementado pelas licenciaturas em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, com 60 alunos.

Doze professores das unidades escolares também farão parte dos programas, na qualidade de preceptores e supervisores. De forma inédita, em função da pandemia da Covid-19, projetos foram adaptados para a modalidade remota.

De acordo com a coordenadora de licenciaturas da PUC-Rio, professora Maria Rita Passeri Salomão, os projetos são o resultado vitorioso da PUC-Rio nos editais nº 01 e 02/CAPES/2020, publicados em 06 de janeiro de 2020:

– Devido a COVID 19, que nos atinge, a CAPES prorrogou o início dos programas para o dia 1º de outubro. Os projetos têm a duração de 18 meses, a contar da data do seu início. Há uma expectativa muito grande com relação à modalidade remota. Os professores das respectivas licenciaturas, na função de docentes orientadores e coordenadores de área, darão suporte às equipes para a implementação das ações previstas, informa Maria Rita.

Ela destaca a significativa participação dos diretores das unidades escolares parceiras da PUC-Rio, que participaram das reuniões prévias para adaptação dos programas e demonstraram total apoio para a concretização dos programas em suas escolas.

Unidades Escolares - PIDIB e Residência Pedagógica 2020
CE André Maurois