Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Cursos

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Periodização:
Informações:
Foto referente ao curso de Comunicação social – Publicidade e propaganda
Localização:

Edifício da Amizade . Ala Kennedy . 6º andar . Sala: 606
tel: 3527-1144 /1145
e-mail: dir-com@puc-rio.br
site: http://www.puc-rio.br/comunicacao


Outras habilitações:

Conheça mais sobre:

Domínios Adicionais

Uma nova forma de você complementar seus estudos na PUC-Rio. Leia aqui.


O profissional

Tem a função primordial de vender o produto de seus clientes. Para atingir seu objetivo, elabora estratégias de convencimento do consumidor, cria campanhas e divulga anúncios em diferentes meios de comunicação. Para isso, pesquisa o perfil de seu público-alvo, escolhe a abordagem necessária e os meios de comunicação mais adequados para veicular suas peças publicitárias. Também planeja a melhor forma de apresentar um determinado produto, desenvolvendo embalagens e logotipos.


Oportunidades

O mundo da publicidade e propaganda engloba agências de publicidade, escritórios de criação, produtoras de comerciais, empresas de marketing e de relações públicas. Para além da criação, estas empresas precisam de publicitários para áreas como atendimento, pesquisa de mercado, arte, redação, produção de rádio e de TV. Também é crescente o espaço para especialistas em planejamento e promoção de vendas, já que as empresas de hoje estão preocupadas, acima de tudo, com os resultados.


Periodização - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
(Entrada de alunos até 2020)

Ementa de disciplina
Código Nome da Disciplina Créditos
1º PERÍODO
COM1106 Teoria da Comunicação I 4
COM1260 Introdução ao Jornalismo 4
COM1261 Introdução à Publicidade e Propaganda 4
COM1262 Introdução ao Cinema 4
FIL0201** Optativas de Filosofia - Núcleo Básico CCS 4
LET1090 Comunicação e Expressão I (para Comunicação Social) 4
2º PERÍODO
COM1107 Teoria da Comunicação II 4
COM1250 Técnicas de Comunicação I 4
COM1263 Comunicação Gráfica 4
COM1265 Comunicação Impressa 4
CRE1100 O Humano e o Fenômeno Religioso 4
SOC0206** Optativas de Sociologia - Núcleo Básico CCS (para Comunicação Social) 4
3º PERÍODO
COM1130 Estética da Comunicação de Massa 4
COM1251 Técnicas de Comunicação II 4
COM1264 Comunicação Audiovisual 4
COM1266 Comunicação em Rádio 4
COM1267 Comunicação em Televisão 4
SOC1302 Antropologia Cultural 4
4º PERÍODO
COM1162 Comunicação e Literatura Brasileira 4
COM1670 Marketing I 4
COM1672 Atendimento Publicitário 4
COM1673 Pesquisa de Mercado 4
CRE0700** Optativas de Cristianismo 4
SOC1205 Política I - Teoria Política 4
5º PERÍODO
COM1001 Cultura Brasileira 4
COM1671 Marketing II 4
COM1674 Planejamento Publicitário 4
COM1675 Mídia 4
HIS1308 História do Mundo Contemporâneo 4
6º PERÍODO
COM1180 Mídias Globais 4
COM1680 Redação Publicitária 4
COM1681 Direção de Arte 4
COM1682 Laboratório de Publicidade 4
CRE1141 Ética Cristã 2
HIS1605 História Econômica, Política e Social do Brasil B 4
7º PERÍODO
COM1170 Metodologia da Pesquisa em Comunicação 4
COM1190 Mídias Locais 4
COM1683 Fotografia para Publicidade 4
COM1684 Produção Publicitária em Rádio 4
COM1685 Filme Publicitário 4
8º PERÍODO
COM1906 Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda 4
CRE1175 Ética Socioambiental e Direitos Humanos 2
PERÍODO LETIVO INDETERMINADO
ACP0900 Atividades Complementares 16
COM0302** Optativas de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda 12
ELU0900 Eletivas - Fora do Departamento 4
Total de créditos: 196

** Consulte o conjunto de disciplinas que compõem este grupo no PUC online ou na secretaria do seu curso.

  1. As disciplinas optativas são relacionadas em grupo e podem ser cursadas separadamente até se completar o número de créditos que devem ser cumpridos.
  2. A organização das matrizes curriculares dos cursos da PUC-Rio é por sistema de créditos e todos possuem, em suas matrizes curriculares, disciplinas optativas, a serem cursadas por livre escolha do aluno, chamadas Eletivas Livres ou Eletivas dentro/fora do Departamento, desde que obedecidos o tipo e o número de créditos estabelecidos no currículo para cada tipo de eletiva.
  3. Semestralmente, as disciplinas de LIBRAS - LET 1801 Língua Brasileira de Sinais II e LET 1802 Língua Brasileira de Sinais II -, são oferecidas como optativas, de acordo com o Decreto nº 5.626, de 22/12/05.