Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Cooperação Internacional

Outras oportunidades no exterior


Bolsa de pós-graduação da República da Colômbia

A República da Colômbia oferece anualmente um programa de bolsas para estudos de pós-graduação através do ICETEX, o qual consiste em auxílios financeiros não reembolsáveis dirigidos a cidadãos estrangeiros, em reciprocidade para a cooperação internacional recebida pela Colômbia sob acordos de cooperação existentes, tanto governamentais quanto interinstitucionais.

O edital do ano 2019 está aberto a postulações até o dia 28 de junho, data limite para o envio da documentação física. As pessoas interessadas em ganhar uma bolsa para Especialização, Mestrado ou Doutorado na Colômbia devem satisfazer os seguintes critérios:

  1. Ser profissional estrangeiro, sem residência na Colômbia nem nacionalidade colombiana.
  2. Ter menos de 50 anos de idade.
  3. Possuir uma graduação (Bacharelado ou Licenciatura) em diferentes disciplinas, com uma média acadêmica de 4,0 na escala de qualificação colombiana (de 1 a 5).
  4. Ter pelo menos 1 ano de experiência profissional em seu campo de estudo.
  5. Dominar a língua espanhola (leitura, redação e conversação), comprovado por meio de um certificado DELE –B2.
  6. Ter uma admissão definitiva para o centro de ensino colombiano em qualquer carreira indicada no catálogo anexado no edital.

O programa de bolsas outorga os seguintes benefícios:
Todos os programas de pós-graduação incluídos na oferta de Bolsas iniciam aulas no mês de agosto.

Mais informações encontram-se no site:

https://portal.icetex.gov.co/Portal/Home/HomeEstudiante/becas/programa-de-reciprocidad-para-extranjeros-en-colombia/becas-para-posgrado/

https://we.tl/t-RzC1wKvZYj

Bolsa de Estudo oferecida pelo Governo do Japão
(ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO, ESCOLA TÉCNICA E CURSOS PROFISSIONALIZANTES)


(1)    O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) concederá bolsa de estudo a brasileiros para cursar a graduação em universidades japonesas, escola técnica e cursos profissionalizantes em escolas japonesas para o próximo ano.
(2)    Os interessados poderão obter informações e formulários de inscrição no site do Consulado: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas.html
(3)    Os interessados deverão apresentar o formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado da documentação requerida, ao Centro Cultural do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro até o prazo (28/06/2019) estabelecido nos editais.​

Mais informações (download arquivo pdf)


Fulbright Brasil
oferece até 80 bolsas para brasileiros nos EUA

A Comissão Fulbright Brasil está com inscrições abertas para nove programas de bolsas nos Estados Unidos. No total, serão oferecidas até 80 bolsas para estudantes, pesquisadores e professores brasileiros nas melhores universidades dos Estados Unidos. O objetivo das bolsas de estudos do programa Fulbright é promover o intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Estados Unidos e também o entendimento entre as duas nações. Confira as oportunidades disponíveis para brasileiros que sejam professores universitários, estudantes de doutorado ou recém-formados em letras.

Mais informações (download arquivo pdf)


Schwarzman Scholars
uma oportunidade sem paralelo para jovens líderes de todo mundo em Pequim

Inscreva-se aqui para a palestra: https://schwarzmantsinghua.hobsonsradius.com/ssc/eform/GfI827Kzzx6G0x67129.ssc

Schwarzman Scholars consiste em um programa de mestrado em “Assuntos Globais” (Global Affairs) sediado na Universidade Tsinghua, em Pequim. A cada ano, cerca de 150 scholars de todas as partes do mundo e de todas as áreas do conhecimento são selecionados para o programa e recebem uma bolsa de estudos integral para residirem, estudarem e pesquisarem por um ano no Schwarzman College. O corpo docente do programa inclui professores da Tsinghua e de outras universidades de renome global, como Harvard, Yale, Oxford, Stanford, entre outras. O programa compreende, ainda, etapas de estágio profissional em instituições públicas e privadas em Pequim, mentoria e viagens de pesquisa e imersão em diferentes partes da China. Maiores informações estão disponíveis em nossa página na internet.

Schwarzman Scholars é uma oportunidade sem paralelo para jovens lideranças que tenham interesse em entender mais sobre a China e sobre seu papel cada vez mais relevante nas relações globais. Estão habilitados a participar do programa jovens de 18 a 28 anos, de todas as áreas do conhecimento, que tenham concluído a graduação até o início das aulas em Pequim (agosto de 2020). O período de candidaturas para a próxima turma de Schwarzman Scholars (2020-2021) estará aberto entre 15 de abril e 26 de setembro de 2019. O curso é ministrado em inglês, mas os scholars têm amplas oportunidades de aprender e apofundar seus conhecimentos em mandarim.

Mais informações (download arquivo pdf)


Fundación Carolina - XVI Edición Programa Fundación Carolina

XVI edición del Programa Jóvenes Líderes Iberoamericanos, que tendrá lugar del 22 de septiembre al 5 de octubre del presente año, en Madrid, Santander y Bruselas.

Mais informações (download arquivo pdf)


UiO - University of Oslo

International Summer School - 22 de junho a 02 de agosto 2019

Documentação para inscrição na CCCI

Resultado final do processo de seleção - estudantes selecionados (ordem alfabética):

Beatriz Moura Puente - Comunicação Social
Eleonora Barros de Freitas - Comunicação Social
Fernanda Mello Alves - Direito
Maria Clara Retumba Soares - Economia

BHGAP Scholarship Applications Open

Get funding to study for a semester or a full year at the Haas School of Business at UC Berkeley, ranked in the Top 10 for both undergraduate and graduate business degrees (U.S. News and World Report) and located next door to Silicon Valley.

To be considered for the scholarship, you must apply for both the program as well as the scholarship.

Scholarship deadline is July 2: Apply now.

(https://extension.berkeley.edu/international/programs/bhgap/scholarships/?utm_source=pardot&utm_medium=email&utm_campaign=feb-1-2019-bhgap-newsletter)


Vanderbilt LLM Scholarship for PUC student or graduate

In conjunction with Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, Vanderbilt Law School offers this $30,000 scholarship for a student who has received, or will receive, a degree in law from PUC. There is no separate application for this scholarship; admitted applicants from PUC will be considered on the basis of their applications for admission to the LL.M. program. Recipients will have demonstrated a high level of academic achievement and/or professional experience in law. A research position working under the supervision of Professor Randall Thomas, Director, Vanderbilt Law & Business Program, will be offered to a scholarship recipient demonstrating a high level of academic achievement and/or professional experience in the corporate law area.

Alunos interessados devem procurar indicações no endereço: direito_global@puc-rio.br


Oportunidade de bolsa:
Birmingham City University, Inglaterra

Download:

Resultado final do processo de seleção - Alunos selecionados (ordem alfabética):
. Clara de Melo Araujo - Pedagogia
Curso pretendido: Children and UK Culture

. João Victor de Oliveira Miranda e Silva - Letras
Curso pretendido: Experiencing Modern Digital Media Technology

Em caso de dúvidas não hesitem em entrar em contato.

Contato / Redes sociais

Nosso endereço/Address

Rua Marquês de São Vicente 225,
Edifício Padre Leonel Franca - 8º andar, Gávea
CEP 22451-900
Rio de Janeiro - RJ - BRASIL

Horário de atendimento/Office hours

Segunda-feira a Sexta-feira:
9h às 12h e 14h às 17h
Segunda-feira: 17:30h às 19:30h
(Exceto em período de férias)

Fale conosco/Contact us

Formulário para contato / Contact form

Tel: (55-21) 3527-1577 / 1578
Fax: (55-21) 3527-1094
E-mail: atende-ccci@puc-rio.br