Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Cooperação Internacional

Outras oportunidades no exterior


Oportunidade de bolsa:
UiO - University of Oslo

International Summer School - 22 de junho a 02 de agosto 2019

Documentação para inscrição na CCCI

Resultado final do processo de seleção - estudantes selecionados (ordem alfabética):

Beatriz Moura Puente - Comunicação Social
Eleonora Barros de Freitas - Comunicação Social
Fernanda Mello Alves - Direito
Maria Clara Retumba Soares - Economia

BHGAP Scholarship Applications Open

Get funding to study for a semester or a full year at the Haas School of Business at UC Berkeley, ranked in the Top 10 for both undergraduate and graduate business degrees (U.S. News and World Report) and located next door to Silicon Valley.

To be considered for the scholarship, you must apply for both the program as well as the scholarship.

Scholarship deadline is July 2: Apply now.

(https://extension.berkeley.edu/international/programs/bhgap/scholarships/?utm_source=pardot&utm_medium=email&utm_campaign=feb-1-2019-bhgap-newsletter)


VII Edição do programa LabCitoyen (2019): “Direito das mulheres: igualdade e cidadania”

Para a sua sétima edição, o programa LabCitoyen 2019 terá a temática “Direito das mulheres: igualdade e cidadania” e será do dia 30 de junho a 07 de julho de 2019 em Paris.

O Institut Français do Brasil, o Consulado da França no Rio de Janeiro e a Aliança francesa no Rio de Janeiro lançam a chamada para a candidatura da edição de 2019 do LabCitoyen, um programa dedicado às grandes temáticas dos Direitos Humanos. A cada ano são convidados à França em torno de cinquenta jovens cidadãos engajados, entre 20 e 26 anos de idade, para debaterem coletivamente em francês estas questões. Durante uma semana em Paris, os participantes francófonos, vindo de cinco continentes, discutirão juntos sobre este tema através de uma série de conferências, debates, mesas redondas e ateliês. Selecionaremos 2 jovens para irem à França (com todas as despesas pagas) para representar o Brasil nesses debates.

As igualdades, discriminações e violências contra as mulheres, sob o ângulo de acesso à plena cidadania, são as principais questões do LabCitoyen 2019. Isto significa debater sobre as relações de poder e de dominação que estrutura nossas sociedades.

O programa abordará as cinco temáticas a seguir:

Perfil dos candidatos

Dossiê de candidatura

Obs.: Todos os documentos devem estar em francês!

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail apenas até o dia 24 de março às 23h55 para o e-mail labcitoyen2019@gmail.com com o assunto “Candidatura LabCitoyen 2019”. Pedimos também aos candidatos de especificarem no corpo do e-mail se eles já estiveram na França, e caso sim, em qual contexto.

Próxima etapa

O resultado da primeira etapa de seleção será anunciado aos candidatos até o dia 31 de março de 2019. A segunda etapa de seleção será no dia 11 de abril e consistirá em uma apresentação de 15 minutos do projeto de cidadania do candidato + 5 minutos de perguntas, para um júri. A apresentação será aberta ao público.

Contato: http://institutfrancaisdubresil.com.br/evento/chamada-de-candidatura-programa-labcitoyen-2019-direito-das-mulheres-igualdade-e-cidadania

philippe.michelon@diplomatie.gouv.fr,
adriana.davanture@diplomatie.gouv.fr,
marion.craheix@diplomatie.gouv.fr;
direcaopedagogica@rioaliancafrancesa.com.br


Global Seminar – Becoming Brazil

O Brazil LAB | Luso-Afro-Brazilian Studies | da Universidade de Princeton organizará um “Global Seminar” que acontecerá entre os dias 17 de junho e 26 de julho de 2019 no Instituto Moreira Salles, chamado “Becoming Brazil.”

Como parte deste projeto, o Brazil LAB está convidando 3 a 4 estudantes brasileiros para participar de todas as atividades do programa (incluindo visitas de campo no Rio e excursões a Paraty e São Paulo, financiadas por Princeton). A PUC-Rio foi a instituição escolhida para participar do programa.

Os alunos da PUC-Rio que participarem do programa ganharão créditos acadêmicos.

Download do edital


Universidad de las Américas Puebla (UDLAP) in Mexico is seeking applications for Visiting Faculty, for any academic term (Spring, Summer, or Fall), at undergraduate and graduate level

As part of our internationalization strategy, we are looking for young academics or professors on a sabbatical leave from their institution who are willing to spend one term with us teaching and doing research. We are searching for enthusiastic academics in all fields of knowledge, and the Call accepts the nomination of recent PhD graduates and ABDs as well. We invite applicants from world-leading universities to apply, especially those who are looking to expand their teaching experience and are open to explore research opportunities. Eligible candidates shall be fluent in English (fluency in Spanish is not required, as courses shall be taught in English) and keen to interact with a different culture while sharing their academic and professional experience and their passion for international experiences.

UDLAP Visiting Faculty: Call for Applications (download pdf)


Bolsa de Estudo oferecida pelo Governo do Japão

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro está com processo de bolsa de estudos em aberto.

→ Inscrições até 22/fevereiro

Mais informações:

2019 Australia–Americas Phd Research Internship Program

O programa Australia-Americas PhD Research Internship é uma iniciativa do Governo Australiano, em parceria com o Conselho Australiano para a Educação Internacional (ACIE) e a Academia Australiana de Ciências (AAS), implementada no contexto da “Estratégia Nacional da Austrália para Educação Internacional 2025”.

Trata-se de um programa de estágio doutoral de pesquisa para estudantes de 1º, 2º e 3º anos de doutorado, nos campos de ciências naturais e biológicas, tecnologia, engenharias, matemática, ciências da saúde e educação. Por meio de estágios de oito a doze semanas em instituições australianas de ensino superior e pesquisa, os participantes terão uma experiência internacional em seus projetos de pesquisa; ademais de ter a oportunidade para construir parcerias colaborativas com a Austrália, desde o início de suas carreiras como pesquisadores.

O edital de seleção para a edição de 2019 do programadeverá ser lançado em Janeiro de 2019. Fique atento!

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA E CRITÉRIOS DE ELIGIBILIDADE

Serão ofertadas 5 (cinco) bolsas integrais para estudantes de doutorado da rede PUCBR das áreas acima descritas. A seleção para o programa ocorrerá em duas fases, e será baseada no mérito acadêmico do proponente e no mérito científico da proposta. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO DE DESTINO

Os candidatos interessados são convidados a entrar diretamente em contato com pesquisadores/instituições australianas a fim de submeter o programa de pesquisa e obter o aceite necessário para o processo de inscrição. O Australian Research Council (ARC) possui uma base de dados que permite a consulta de projetos e linhas de pesquisa, além de pesquisadores patrocinados pelo ARC nas universidades australianas desde 2001. 

Alternativamente, o uso de contatos já existentes entre pesquisadores das PUCs brasileiras e colegas/colaboradores australianos é altamente recomendado.


CSC Scholarship Proposal for International Students
From the Embassy of the Federative Republic of Brazil 2019-2020

The CSC scholarship covers the tuition fee, the accommodation, the comprehensive medical insurance and the monthly living allowance (CNY 3,000 for masters and CNY 3,500 for PhDs). The international air fare is not covered.

The scholarship will be offered to the students during their stay at Beijing Institute of Technology for the period of the Master programs (2 years) and PhD programs (4 years).

Download:


Concurso Estudiar en España 2019

O Escritório de Educação da Embaixada da Espanha apresenta o concurso para a realização do cartaz e da logomarca que serão a imagem da feira educacional “Estudiar en España 2019” que acontecerá nas cidades de Bogotá, São Paulo e Rio de Janeiro em março de 2019.

O concurso, dirigido a alunos de qualquer nível e organizado pela primeira vez, tem como objetivos impulsionar o trabalho dos estudantes de design, aumentar os vínculos entre a Espanha, o Brasil e a Colômbia, bem como fomentar a difusão da imagem da feira educacional a nível nacional e internacional.

O Escritório de Educação estabeleceu um prêmio único de R$1.000 e o prazo de apresentação de trabalhos acaba em 31.01.2019. Encaminhamos em arquivo anexo o edital de concurso, em espanhol e em português, com todas as informações. Favor divulgar entre os estudantes da sua instituição.

Edital do concurso


University of Fribourg – Scholarship programme

Scholarships granted by the Rectorate to foreign researchers (with residence outside of Switzerland) who would like to undertake a research stay on doctoral level.

Informações:

Bolsa de Mestrado e Doutorado no Programa Open Doors: Russian Scholarship Project

Open Doors: Russian Scholarship project is a chance for students who wanted to study abroad in early admission and free education (the tuition fee will be paid by the Russian Federation) in a Master’s program at one of the leading universities in Russia and the world.

Subject Areas:

More info about the Open Doors: Russian Scholarship project.

Download:


Vanderbilt LLM Scholarship for PUC student or graduate

In conjunction with Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, Vanderbilt Law School offers this $30,000 scholarship for a student who has received, or will receive, a degree in law from PUC. There is no separate application for this scholarship; admitted applicants from PUC will be considered on the basis of their applications for admission to the LL.M. program. Recipients will have demonstrated a high level of academic achievement and/or professional experience in law. A research position working under the supervision of Professor Randall Thomas, Director, Vanderbilt Law & Business Program, will be offered to a scholarship recipient demonstrating a high level of academic achievement and/or professional experience in the corporate law area.

Alunos interessados devem procurar indicações no endereço: direito_global@puc-rio.br


Oportunidade de bolsa:
Birmingham City University, Inglaterra

Download:

Resultado final do processo de seleção - Alunos selecionados (ordem alfabética):
. Clara de Melo Araujo - Pedagogia
Curso pretendido: Children and UK Culture

. João Victor de Oliveira Miranda e Silva - Letras
Curso pretendido: Experiencing Modern Digital Media Technology

Em caso de dúvidas não hesitem em entrar em contato.

Contato / Redes sociais

Nosso endereço/Address

Rua Marquês de São Vicente 225,
Edifício Padre Leonel Franca - 8º andar, Gávea
CEP 22451-900
Rio de Janeiro - RJ - BRASIL

Horário de atendimento/Office hours

Segunda-feira a Sexta-feira:
9h às 12h e 14h às 17h
Segunda-feira: 17:30h às 19:30h
(Exceto em período de férias)

Fale conosco/Contact us

Formulário para contato / Contact form

Tel: (55-21) 3527-1577 / 1578
Fax: (55-21) 3527-1094
E-mail: atende-ccci@puc-rio.br