Intercâmbio Acadêmico
Perguntas frequentes
Esta lista de perguntas freqüentes (FAQ) foi elaborada com o objetivo de facilitar o processo de inscrição no programa de intercâmbio. O processo é simples, porém possui vários detalhes e é um pouco trabalhoso. Procure tirar sempre as suas dúvidas e fazer tudo com antecedência. Sugerimos ainda, que você visite nosso site, ou passe na CCCI.
Visite também alguns sites de universidades conveniadas
Nosso departamento está localizado no Edifício Padre Leonel Franca 8º andar, antiga residência dos padres dentro da PUC.
- Quais são os pré-requisitos para se candidatar ao intercâmbio acadêmico?
b) Ter cursado ao mínimo 40 créditos na PUC-Rio, independentemente da duração de seu curso. No caso de alunos transferidos, exigem-se ao menos DOIS semestres cursados na PUC-Rio;
c) Comprovadamente não complete os estudos durante o intercâmbio. Todos os alunos que fazem intercâmbio são obrigados a cursar pelo menos mais um semestre na PUC-Rio após o retorno;
d) Tiver CR igual ou maior que 7,0*; (Pré requisito justificável)
e) For classificado entre os 50% melhores alunos do seu Departamento*. A lista de classificação dos alunos por departamento pode ser consultada na secretaria da CCCI; (Pré requisito justificável)
f) Não possuir mais do que TRÊS reprovações* no Histórico da PUC-Rio; (Pré requisito justificável)
g) Comprovadamente, não estiver em vias de completar os estudos durante o intercâmbio. Todos os alunos que fazem intercâmbio são obrigados a cursar no mínimo mais um semestre na PUC-Rio após o retorno;
- Gostaria de fazer um curso completo no exterior. O que devo fazer?
- Quando é o período de inscrição?
- Como me inscrevo para intercâmbio?
- Preenchendo a inscrição no SIAA PUC já estou agendado para a entrevista com a banca de seleção?
- Quais são os documentos e formulários que devem ser enviados por upload na 1ª fase?
- Requerimento 1, formulário gerado pelo SIAA-PUC;
- Histórico da PUC original obtido através da DAR;
- Cópia dos comprovantes das Atividades Acadêmicas desenvolvidas (opcional), como: monitorias, estágios, PIBIC, seminários, cursos, etc;
- Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino, ou inglês caso a universidade ministre aulas no idioma.
- Carta de Apresentação pessoal, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse);
- Curriculum Vitae
- Foto 3x4 recente
- Carta de recomedação dos professores (Preenchida através do SIAAPUC. Não serão aceitas cartas entregues fora do sistema)
- Requerimento 1, formulário gerado pelo SIAA-PUC;
- Histórico da graduação e histórico da PUC original obtido através da DAR;
- Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino, ou inglês caso a universidade ministre aulas no idioma.
- Curriculum Vitae
- Foto 3x4 recente
- Carta do Orientador e do Coordenador de pós-graduação aprovando o projeto
- Comprovante de Bolsa, se bolsista CNPq ou CAPES;
- Plano de Estudos.
- Carta de recomendação dos professores (Preenchida através do SIAAPUC. Não serão aceitas cartas entregues fora do sistema)
- Posso entregar os documentos e formulários de 1ª fase separados ou preciso entregar tudo junto?
- Até quando posso entregar os documentos de 1ª fase?
R: Mestrado e Doutorado:
- O que devo esperar da banca de seleção?
- Devo levar algo para entrevista com a banca de seleção?
- Quem compõe a banca de seleção?
- Quando será divulgado o resultado da banca?
- O que devo fazer após checar o resultado da banca?
- Fui reprovado pela banca, posso me candidatar novamente?
- Quais cursos e disciplinas eu posso frequentar?
- Ainda não tenho alojamento. A universidade hospedeira irá me ajudar a encontrar uma acomodação?
- Fui admitido na universidade. E agora?
- Fui admitido na universidade. E agora?
- Cheguei à Universidade e agora?
- Terminei o meu intercâmbio e agora?
- Como fica a minha matrícula ao retornar do intercâmbio?
Contato / Redes sociais
Nosso endereço/Address
Rua Marquês de São Vicente 225,
Edifício Padre Leonel Franca - 8º andar, Gávea
CEP 22451-900
Rio de Janeiro - RJ - BRASIL
Horário de atendimento/Office hours
Segunda-feira a Sexta-feira:
9h às 12h e 14h às 17h
Segunda-feira: 17:30h às 19:30h
(Exceto em período de férias)