Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Cooperação Internacional

Intercâmbio Acadêmico

Perguntas frequentes

Esta lista de perguntas freqüentes (FAQ) foi elaborada com o objetivo de facilitar o processo de inscrição no programa de intercâmbio. O processo é simples, porém possui vários detalhes e é um pouco trabalhoso. Procure tirar sempre as suas dúvidas e fazer tudo com antecedência. Sugerimos ainda, que você visite nosso site, ou passe na CCCI.

Visite também alguns sites de universidades conveniadas

Nosso departamento está localizado no Edifício Padre Leonel Franca 8º andar, antiga residência dos padres dentro da PUC.

Ver todos [+]
Pré-Requisito
  • Quais são os pré-requisitos para se candidatar ao intercâmbio acadêmico?
  • R. a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação, mestrado ou doutorado da PUC-Rio;
    b) Ter cursado ao mínimo 40 créditos na PUC-Rio, independentemente da duração de seu curso. No caso de alunos transferidos, exigem-se ao menos DOIS semestres cursados na PUC-Rio;
    c) Comprovadamente não complete os estudos durante o intercâmbio. Todos os alunos que fazem intercâmbio são obrigados a cursar pelo menos mais um semestre na PUC-Rio após o retorno;
    d) Tiver CR igual ou maior que 7,0*; (Pré requisito justificável)
    e) For classificado entre os 50% melhores alunos do seu Departamento*. A lista de classificação dos alunos por departamento pode ser consultada na secretaria da CCCI; (Pré requisito justificável)
    f) Não possuir mais do que TRÊS reprovações* no Histórico da PUC-Rio; (Pré requisito justificável)
    g) Comprovadamente, não estiver em vias de completar os estudos durante o intercâmbio. Todos os alunos que fazem intercâmbio são obrigados a cursar no mínimo mais um semestre na PUC-Rio após o retorno;
Inscrição
  • Gostaria de fazer um curso completo no exterior. O que devo fazer?
  • R. Você deverá procurar diretamente a universidade de seu interesse. Nossos programas contemplam apenas os intercâmbios e programas de dupla diplomação.
  • Quando é o período de inscrição?
  • R. O período de inscrição para intercâmbio acadêmico é aberto uma vez por semestre, ou duas vezes por ano, entre os meses de abril e maio e entre setembro e outubro.
  • Como me inscrevo para intercâmbio?
  • R. A inscrição para intercâmbio deve ser feita através do SIAA PUC, o link do sistema de inscrição estará disponível na página da CCCI durante o prazo de inscrição.
  • Preenchendo a inscrição no SIAA PUC já estou agendado para a entrevista com a banca de seleção?
  • R. Não, além da inscrição no SIAA PUC o aluno deve entregar os documentos e formulários listados na sua candidatura no SIAA PUC.
  • Quais são os documentos e formulários que devem ser enviados por upload na 1ª fase?
  • R. Graduação:
    • Requerimento 1, formulário gerado pelo SIAA-PUC;
    • Histórico da PUC original obtido através da DAR;
    • Cópia dos comprovantes das Atividades Acadêmicas desenvolvidas (opcional), como: monitorias, estágios, PIBIC, seminários, cursos, etc;
    • Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino, ou inglês caso a universidade ministre aulas no idioma.
    • Carta de Apresentação pessoal, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse);
    • Curriculum Vitae
    • Foto 3x4 recente
    • Carta de recomedação dos professores (Preenchida através do SIAAPUC. Não serão aceitas cartas entregues fora do sistema)

    R: Mestrado e Doutorado:
    • Requerimento 1, formulário gerado pelo SIAA-PUC;
    • Histórico da graduação e histórico da PUC original obtido através da DAR;
    • Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino, ou inglês caso a universidade ministre aulas no idioma.
    • Curriculum Vitae
    • Foto 3x4 recente
    • Carta do Orientador e do Coordenador de pós-graduação aprovando o projeto
    • Comprovante de Bolsa, se bolsista CNPq ou CAPES;
    • Plano de Estudos.
    • Carta de recomendação dos professores (Preenchida através do SIAAPUC. Não serão aceitas cartas entregues fora do sistema)

  • Posso entregar os documentos e formulários de 1ª fase separados ou preciso entregar tudo junto?
  • R. A documentação de 1ª fase será entregue através de upload e o candidato poderá enviar aos poucos desde que complete todos os documentos até o último dia de inscrições.
  • Até quando posso entregar os documentos de 1ª fase?
  • R. A documentação deve ser entregue dentro do prazo de inscrição.
Banca de seleção
  • O que devo esperar da banca de seleção?
  • R. Será realizada uma entrevista de 10 a 20 minutos com cada candidato. Durante a entrevista os alunos deverão expor as suas aspirações e planejamento acadêmico para o período de intercâmbio no exterior.
  • Devo levar algo para entrevista com a banca de seleção?
  • R. É aconselhável que o aluno faça um planejamento acadêmico para o semestre que pretende estar em intercâmbio, pesquisando matérias do seu interesse, grupos de pesquisas e oportunidades para o aperfeiçoamento acadêmico.
  • Quem compõe a banca de seleção?
  • R. A banca de seleção é composta de professores representantes dos decanatos CTC, CTCH e CCS, além dos decanatos a banca conta com a presença do diretor (a) da CCCI.
  • Quando será divulgado o resultado da banca?
  • R. O resultado será divulgado uma semana após o fim das entrevistas com a banca de seleção.
  • O que devo fazer após checar o resultado da banca?
  • R. Caso tenha sido aprovado o aluno deve comparecer a palestra de orientação de 2ª fase, nessa orientação os alunos receberão informações sobre como providenciar os documentos de segunda fase. Caso o aluno tenha sido reprovado, o mesmo pode comparecer a CCCI dentro do prazo estipulado para obter o feedback da banca de seleção a respeito da sua reprovação.
  • Fui reprovado pela banca, posso me candidatar novamente?
  • R. Sim é possível se candidatar para intercâmbio mais de uma vez.
Documentação de 2ª fase
Formulários da universidade hospedeira
  • Fui admitido na universidade. E agora?
  • R. Parabéns! Não deixes de seguir as orientações de segunda fase dadas em nossa orientação. Prepare a sua viagem: Passagens, visto, hospedagem e planeje seu intercâmbio.
Carta de aceitação
  • Fui admitido na universidade. E agora?
  • R. A passagem só deve ser comprada após o recebimento da carta de aceitação, pois somente na carta estará listado o dia de chegada e retorno de intercâmbio.
Chegada
  • Cheguei à Universidade e agora?
  • R. Procure o escritório internacional da sua universidade hospedeira, esse escritório e o responsável por sua mobilidade e procure orientar-se sobre a comunidade estudantil, bem como os serviços de apoio especializado existentes. Procure saber o endereço e telefone do consulado brasileiro mais próximo da sua moradia, pois caso seja necessário acionar o consulado você já saberá a onde procurar.
Durante o intercâmbio / Ao retornar ao Brasil / Validação de créditos cursados em intercâmbio
Matrícula após o intercâmbio
  • Como fica a minha matrícula ao retornar do intercâmbio?
  • R. Ao retornar do intercâmbio sua matricula irá entrar no status de "habilitado para matricula" automaticamente. Você deverá consultar o período de matriculas no calendário acadêmico da PUC-Rio e realizar a matricula on line regularmente.

Contato / Redes sociais

Nosso endereço/Address

Rua Marquês de São Vicente 225,
Edifício Padre Leonel Franca - 8º andar, Gávea
CEP 22451-900
Rio de Janeiro - RJ - BRASIL

Horário de atendimento/Office hours

Segunda-feira a Sexta-feira:
9h às 12h e 14h às 17h
Segunda-feira: 17:30h às 19:30h
(Exceto em período de férias)