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Coordenação Central de Cooperação Internacional

Intercâmbio Acadêmico Intercâmbio de Curta Duração Incoming Students (Alunos Internacionais) Sobre a CCCI

Intercâmbio Acadêmico

Processo de seleção - Alunos de Pós-graduação 'Mestrado e Doutorado'


Passo 1 - Requisitos

Poderá candidatar-se o aluno que:

  1. Estiver regularmente matriculado em um curso de pós-graduação da PUC-Rio;
  2. Comprovadamente não complete os estudos durante o intercâmbio. Todos os alunos que fazem intercâmbio são obrigados a cursar pelo menos mais um semestre na PUC-Rio após o retorno;
  3. Não estiver em conclusão de curso ou defesa de tese no período de intercâmbio.

Passo 2 - Custos

Como fica a sua mensalidade e outros custos durante o intercâmbio

Durante o período de intercâmbio os alunos permanecem pagando a PUC-Rio, na faixa de 20 créditos. Não há pagamento para universidade de destino.
Os estudantes inscritos nos programas de intercâmbio terão mantidas durante o período de intercâmbio as seguintes bolsas:


Pelos mesmos motivos, não serão mantidas as bolsas de estudo do tipo:

- Não estão cobertas pelo programa de intercâmbio:
As despesas referentes a hospedagem,  alimentação,  custos pessoais bem como taxas administrativas não são cobertas pelos programas de intercâmbio.

 


Passo 3 - Antes de se inscrever

Antes de iniciar sua inscrição on line:


Passo 4 - Comprovante de Proficiência

A proficiência  é fundamental para o seu sucesso no intercâmbio. Os candidatos devem apresentar a CCCI até o fim do período de inscrições um comprovante de proficiência válido e com nível intermediário. Portanto, antes de iniciar sua candidatura você deverá providenciar um comprovante que possa indicar o seu nível de proficiência no idioma correspondente a sua candidatura.

Esses exames tem validade de 2(dois) anos e podem ser marcados pela internet.

O TOEFL exigido é o IBT (Internet-Based Testing) e a CCCI exige uma nota mínima de 80. Entretanto é muito importante que você verifique se a universidade para a qual está se candidatando exige nota superior.

Para agendar e saber mais informações sobre o TOEFL consulte o site: http://www.ets.org/toefl

Apenas a University of California exige que o aluno selecionado para a 2ª fase solicite o envio do resultado do TOEFL através do “TOEFL Score Reporting Services”. Isto pode ser feito um dia antes da prova, até às 22h, sem custo adicional, ou após a prova, com o pagamento de uma taxa.

O código da University of California para envio do resultado:

Código: 4795
Nome desta central: UCA EDUC. ABROAD PROG.
Alunos de graduação devem escolher a opção undergraduate (código: 00)

Alunos de mestrado devem escolher a opção graduate.

Quanto ao IELTS a nota mínima exigida é de 6,0. Você deverá seguir a mesma recomendação e verificar se a universidade de seu interesse exige nota superior.

Para agendar e saber mais informações sobre o IELTS consulte o site: http://www.takeielts.org

Você poderá apresentar um teste realizado em nosso Departamento de Letras atestando sua capacidade de compreensão auditiva, leitura, escrita e oral. Esse teste é oferecido semestralmente em datas amplamente divulgadas. Porém é importante ressaltar que somente serão aceitos os testes de nivelamento feitos para os programas de intercâmbio e não os testes destinados a cursar as disciplinas de graduação. Confira aqui mais informações sobre o Exame de Proficiência em Línguas estrangeiras da PUC-Rio.

A CCCI exige nível intermediário no mínimo B1 para os alunos. Entretanto você deverá se certificar de que a universidade para a qual está aplicando exige nível superior.

Confira no quadro Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas:


Passo 5 - Como se inscrever

Para realizar a inscrição no processo seletivo, os candidatos devem seguir os procedimentos abaixo:

  1. Preencher o formulário on line de inscrição do SIAA-PUC;
  2. Certificar-se que até o fim do período de inscrição os professores preencheram as  Cartas de Recomendação;
    Através do SIAA-PUC, o candidato poderá selecionar até 04 professores para solicitar cartas de recomendação online, sendo que ao menos 02 cartas são obrigatórias. É necessário que o candidato entre em contato com o professor previamente, apresentando o seu projeto de intercâmbio e verificando a disponibilidade dele para preencher a carta. Ao confirmar a escolha do professor, o sistema enviará a solicitação para o professor.
    Porém, lembre-se que é responsabilidade do candidato  manter contato com os professores para assegurar que as 02 cartas obrigatórias sejam submetidas dentro do prazo estabelecido.
  3. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Este boleto será gerado pelo SIAA-PUC e pode ser pago em qualquer banco ou via Internet. O boleto é gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
  4. Entregar na CCCI, até o último dia de inscrição,  a seguinte documentação:
    • Requerimento 1, formulário gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
    • Cópia da Identidade e do CPF do aluno;
    • Cópia da Identidade e do CPF do responsável;
    • Copia do curso anterior (graduação ou mestrado) e Histórico SIMPLES da PUC original obtido através da DAR;
    • Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino;
    • Você deverá entregar uma cópia do comprovante ou uma impressão do resultado do TOEFL ou IELTS
    • Carta de Apresentação pessoal, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse);
    • Curriculum Vitae;
    • Foto 3x4 recente.
    • Carta do Orientador de pós-graduação aprovando o projeto;
    • Carta do Coordenador de pós-graduação aprovando o projeto;
    • Comprovante de Bolsa, se bolsista CNPq ou CAPES;
    • Plano de Estudos.
    • Além disso o candidato poderá entregar opcionalmente:
      Cópia dos comprovantes das Atividades Acadêmicas desenvolvidas, como: monitorias, estágios, PIBIC, seminários, cursos, etc.

Atenção: Só serão aceitas candidaturas dentro do prazo e com a documentação completa! O candidato que  não realizar qualquer um dos procedimentos acima terá sua postulação desconsiderada!


Passo 6 - Banca de Seleção

A participação em ambos os programas de Intercâmbio Acadêmico e de Duplo Diploma se faz através de um criterioso processo seletivo.

São considerados critérios para a seleção:

Durante o processo de seleção, a banca considerará, para aprovação e classificação dos alunos, os seguintes critérios, respeitada as diferenças relativas por curso do candidato:

O que a Banca espera de você?


Passo 7 - Resultado da Seleção

O resultado da seleção será divulgado no SIAA-PUC.

Alunos não aprovados dentro do total de vagas disponíveis poderão voltar a concorrer na seleção seguinte, com a mesma documentação, apenas atualizada. Deverão, porém, pagar nova taxa de inscrição e passar novamente pelo processo de seleção e classificação, dentro do novo conjunto de candidatos.

Reunião de Orientação para a Segunda Fase. Alunos aprovados serão convocados para uma reunião de orientação sobre a segunda fase. As datas serão divulgadas pelo SIAAPUC.


Passo 8 - Segunda Fase

Após ser selecionado pela Banca de Seleção e classificado dentro do total de vagas disponíveis, o candidato deverá, para proceder à sua inscrição definitiva no intercâmbio pretendido, comparecer à Reunião de Orientação para a Segunda fase na data marcada e apresentar a documentação solicitada no prazo estabelecido pela CCCI.

Entregar na CCCI a seguinte documentação completa:

  1. Requerimento 2 em formulário disponível no SIAA-PUC;
    Atenção para que as assinaturas: do candidato e de seu responsável no campo: testemunha 1
  2. Comprovante do TOEFL original e cópia, para instituições de língua inglesa. No caso do Reino Unido deverá ser apresentado o IELTS ou ainda Comprovante Original de proficiência na língua da instituição de destino, para instituições que ensinam em outras línguas, em documento oficial (papel timbrado e carimbado), escrito na língua do país de destino;
  3. Termo de Responsabilidade Financeira, em formulário disponível no SIAA-PUC, assinado pelo responsável financeiro do aluno no Intercâmbio Internacional;
    Atenção para que as assinatura de seu responsável nesse documento e do candidato no campo: testemunha 1;
  4. Documento bancário original em inglês, comprobatório de que o aluno ou o responsável financeiro tem condições financeiras para o intercâmbio (a CCCI disponibiliza modelos deste documento); Caso a instituição bancária não emita o documento em inglês o candidato deverá providenciar a tradução juramentada desse documento.
  5. radução Juramentada em inglês ou na língua do país pretendido para o convênio do Histórico Escolar da PUC-Rio;
    1. O candidato deverá retirar o histórico oficial emitido na CCCI
    2.  Providenciar a tradução juramentada;
    Candidatos para os países de língua Portuguesa e Espanhola não necessitam providenciar essa tradução e não necessitam retirar o histórico.
  6. Tradução não-oficial de todos os outros documentos apresentados;
  7. Comprovante de Pagamento da taxa de inscrição na segunda fase do Intercâmbio Internacional no valor de R$500,00.

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