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Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Cooperação Internacional

Intercâmbio Acadêmico Intercâmbio de Curta Duração Incoming Students (Alunos Internacionais) Sobre a CCCI

Intercâmbio Acadêmico

Processo de seleção - Alunos de Graduação


Passo 1 - Requisitos

Poderá candidatar-se o aluno que:

  1. Estiver regularmente matriculado em um curso de graduação da PUC-Rio;
  2. Ter cursado ao mínimo 40 créditos na PUC-Rio, independentemente da duração de seu curso. No caso de alunos transferidos, exigem-se ao menos 2 semestres cursados na PUC-Rio;
  3. Comprovadamente não complete os estudos durante o intercâmbio. Todos os alunos que fazem intercâmbio são obrigados a cursar pelo menos mais um semestre na PUC-Rio após o retorno;
  4. Tiver CR igual ou maior que 7,0*;
  5. For classificado entre os 50% melhores alunos do seu Departamento*. Clique aqui para verificar a lista de CRs
  6. Não possuir mais do que TRÊS reprovações* no Histórico da PUC-Rio (OBS. Os trancamentos não são contados)

* Caso o candidato não se enquadre em qualquer um dos critérios estabelecidos nos itens (d), (e) ou (f) deverá apresentar uma justificativa fundamentando os motivos porque não atende a esses critérios.


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Passo 2 - Custos

Como fica a sua mensalidade e outros custos durante o intercâmbio

Durante o período de intercâmbio os alunos permanecem pagando a PUC-Rio, na faixa de 20 créditos. Não há pagamento para universidade de destino.
Os estudantes inscritos nos programas de intercâmbio terão mantidas durante o período de intercâmbio as seguintes bolsas:


Pelos mesmos motivos, não serão mantidas as bolsas de estudo do tipo:

- Não estão cobertas pelo programa de intercâmbio:
As despesas referentes a hospedagem,  alimentação,  custos pessoais bem como taxas administrativas não são cobertas pelos programas de intercâmbio.

 


Passo 3 - Antes de se inscrever

Antes de iniciar sua inscrição on line:


Passo 4 - Comprovante de Proficiência

A proficiência é fundamental para o seu sucesso no intercâmbio. Os candidatos devem apresentar a CCCI até o fim do período de inscrições um comprovante de proficiência válido e com nível intermediário. Portanto, antes de iniciar sua candidatura você deverá providenciar um comprovante que possa indicar o seu nível de proficiência no idioma correspondente a sua candidatura.

Esses exames tem validade de 2 (dois) anos e podem ser marcados pela internet.

O TOEFL exigido é o IBT (Internet-Based Testing) e a CCCI exige uma nota mínima de 80. Entretanto é muito importante que você verifique se a universidade para a qual está se candidatando exige nota superior.

Para agendar e saber mais informações sobre o TOEFL consulte o site: http://www.ets.org/toefl

Apenas a University of California exige que o aluno selecionado para a 2ª fase solicite o envio do resultado do TOEFL através do “TOEFL Score Reporting Services”. Isto pode ser feito um dia antes da prova, até às 22h, sem custo adicional, ou após a prova, com o pagamento de uma taxa.

O código da University of California para envio do resultado:

Código: 4795
Nome desta central: UCA EDUC. ABROAD PROG.
Alunos de graduação devem escolher a opção undergraduate (código: 00)

Alunos de mestrado devem escolher a opção graduate

Quanto ao IELTS a nota mínima exigida é de 6,0. Você deverá seguir a mesma recomendação e verificar se a universidade de seu interesse exige nota superior.

Para agendar e saber mais informações sobre o IELTS consulte o site: http://www.takeielts.org

Você poderá apresentar um teste realizado em nosso Departamento de Letras atestando sua capacidade de compreensão auditiva, leitura, escrita e oral. Esse teste é oferecido semestralmente em datas amplamente divulgadas. Porém é importante ressaltar que somente serão aceitos os testes de nivelamento feitos para os programas de intercâmbio e não os testes destinados a cursar as disciplinas de graduação. Confira aqui mais informações sobre o Exame de Proficiência em Línguas estrangeiras da PUC-Rio.

A CCCI exige nível intermediário no mínimo B1 para os alunos. Entretanto você deverá se certificar de que a universidade para a qual está aplicando exige nível superior.

Consulte aqui a lista das universidades em que o comprovante poderá ser utilizado


Confira no quadro Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas:


Passo 5 - Como se inscrever

Para realizar a inscrição no processo seletivo, os candidatos devem seguir os procedimentos abaixo:

  1. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Este boleto será gerado pelo SIAA-PUC, no momento da inscrição, e pode ser pago em qualquer banco ou via Internet.
    OBS.: Essa taxa não poderá ser reembolsada em caso de desistência.
  2. Certificar-se que até o fim do período de inscrição os professores preencheram as Cartas de Recomendação;
    Através do SIAA-PUC, o candidato poderá selecionar até 04 professores para solicitar cartas de recomendação online, sendo que ao menos 02 cartas são obrigatórias. É necessário que o candidato entre em contato com o professor previamente, apresentando o seu projeto de intercâmbio e verificando a disponibilidade dele para preencher a carta. Ao confirmar a escolha do professor, o sistema enviará a solicitação para o professor.
    Porém, lembre-se que é responsabilidade do candidato manter contato com os professores para assegurar que as 02 cartas obrigatórias sejam submetidas dentro do prazo estabelecido.
  3. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Este boleto será gerado pelo SIAA-PUC e pode ser pago em qualquer banco ou via Internet. O boleto é gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
  4. Entregar na CCCI, até o último dia de inscrição, a seguinte documentação:
    • Requerimento 1, formulário gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
    • Cópia da Identidade e do CPF do aluno;
    • Cópia da Identidade e do CPF do responsável;
    • Cópia do histórico do ensino médio
    • Histórico SIMPLES da PUC original obtido através da DAR;
    • Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino; Verifique o ítem Comprovante de Proficiência
    • Você deverá entregar uma cópia do comprovante ou uma impressão do resultado do TOEFL ou IELTS
    • Carta de Apresentação pessoal, com um máximo de 2(duas) páginas, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse);
    • Curriculum Vitae;
    • Foto 3x4 recente.
    • Para alunos bolsistas: Comprovante da Bolsa recebida
    • Além disso o candidato poderá entregar opcionalmente:
      Cópia dos comprovantes das Atividades Acadêmicas desenvolvidas, como: monitorias, estágios, PIBIC, seminários, cursos, etc.

Atenção: Só serão aceitas candidaturas dentro do prazo e com a documentação completa! O candidato que não realizar qualquer um dos procedimentos acima terá sua postulação desconsiderada!

Importante:

- Se o candidato optar pela University of California ou Science Po, somente na segunda fase receberá a indicação, em qual das suas opções de campus, foi alocado. Será solicitado ao candidato a indicação de sua preferência entretanto a decisão do campus é  da universidade de destino.


Passo 6 - Banca de Seleção

A participação em ambos os programas de Intercâmbio Acadêmico e de Duplo Diploma se faz através de um criterioso processo seletivo.

São considerados critérios para a seleção:

Durante o processo de seleção, a banca considerará, para aprovação e classificação dos alunos, os seguintes critérios, respeitada as diferenças relativas por curso do candidato:

O que a Banca espera de você?


Passo 7 - Resultado da Seleção

O resultado da seleção será divulgado no SIAA-PUC.

Alunos não aprovados dentro do total de vagas disponíveis poderão voltar a concorrer na seleção seguinte, com a mesma documentação, apenas atualizada. Deverão, porém, pagar nova taxa de inscrição e passar novamente pelo processo de seleção e classificação, dentro do novo conjunto de candidatos.

Reunião de Orientação para a Segunda Fase. Alunos aprovados serão convocados para uma reunião de orientação sobre a segunda fase. As datas serão divulgadas pelo SIAAPUC.


Passo 8 - Segunda Fase

Após ser aprovado o candidato deverá verificar no SIAA-PUC o dia e horário agendado para entregar entregar na CCCI a seguinte documentação completa:

  1. Requerimento 2 em formulário disponível no SIAA-PUC;
    Atenção para que as assinaturas: do candidato e de seu responsável no campo: testemunha 1
  2. Comprovante de proficiência Original (em papel timbrado e carimbado)
  3. Termo de Responsabilidade Financeira, em formulário disponível no SIAA-PUC, assinado pelo responsável financeiro do aluno no Intercâmbio Internacional;
    Atenção para que as assinatura de seu responsável nesse documento e do candidato no campo: testemunha 1;
  4. Documento bancário original em inglês, comprobatório de que o aluno ou o responsável financeiro tem condições financeiras para o intercâmbio (a CCCI disponibiliza modelos deste documento); Caso a instituição bancária não emita o documento em inglês o candidato deverá providenciar a tradução juramentada desse documento.
    Esse documento tem instruções específicas para cada país portanto observe as instruções fornecidas para seu destino.
  5. Tradução Juramentada em inglês ou na língua do país pretendido para o convênio do Histórico Escolar da PUC-Rio;
    1. O candidato deverá retirar o histórico oficial emitido na CCCI
    2. Providenciar a tradução juramentada;
    Candidatos para os países de língua Portuguesa e Espanhola não necessitam providenciar essa tradução e não necessitam retirar o histórico.
  6. Curriculum Vitae na língua do país de destino ou em inglês;
  7. Carta de Apresentação pessoal, com um máximo de 2(duas) páginas, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse) ;
  8. Cópia de passaporte válido até o fim do intercâmbio;
  9. Alunos de Design e Arquitetura devem indicar endereço de portfolio on line.
  10. Pagamento da taxa de inscrição na segunda fase do Intercâmbio Internacional no valor de R$500,00.

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