FUTURO DESCENTRALIZADO

EVENTO ONLINE E GRATUITO

+ de 0
INSCRITOS
+ de 0
INTERAÇÕES NO METAVERSO
+ de 0
HORAS ASSISTIDAS

Sobre o evento

ECOA: Futuro Descentralizado foi um evento promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em agosto de 2022 e que teve por objetivo dialogar sobre o novo paradigma da descentralização com diferentes setores da sociedade, educando e provocando de estudantes a executivos. Blockchain, Smart Contracts, Web3, Tokenização, NFTs, DeFi, DAOs e Metaverso foram algumas das temáticas abordadas.

Programação

Bloco 1

Pe. Anderson A. Pedroso, S.J., Reitor da PUC-Rio
Painel 1: Comunidade e Descentralização

A busca pela descentralização nasce do coletivo, que se desdobra através de comunidades, surjam elas de forma orgânica ou a partir de estruturas formais (acordos de cooperação, consórcios, etc.). Sem comunidade não existe descentralização! Este painel visa explorar o surgimento de comunidades em diferentes perspectivas, abordando seus desafios, realizações, potenciais e complexidades.

Painel 2: Impactos na Sociedade

A descentralização é uma mudança de paradigma para nossa sociedade. Essa mudança precisa ser percebida sobre diferentes perspectivas. Nesse painel, com uma visão multidisciplinar, assuntos como regulação, proteção de dados pessoais, cibersegurança, open insurance e ação social serão debatidos, provocando reflexões sobre o futuro.

Bloco 2

Painel 3: Colaboração e Coopetição

A possibilidade de um modelo mais colaborativo pode transformar a dinâmica de diferentes setores. A colaboração entre competidores já é uma realidade. A abertura de dados em prol do empoderamento dos usuários também. A fluidez dos dados e processos tende a crescer cada vez mais. Diante destas perspectivas, que podem ou não endereçar a descentralização na sua infraestrutura, mas olham para o coletivo, são as provocações deste painel, que busca explorar a visão de diferentes empresas e setores sobre o impacto destes movimentos para o futuro.

Painel 4: Web3

A Web3, conhecida como a nova geração da Internet, capaz de custodiar e liquidar valores em uma infraestrutura descentralizada, está permitindo o surgimento de novos modelos de negócios. Em especial, vemos muitas iniciativas buscando descentralizar o mercado financeiro, mas as perspectivas vão muito além. Nesse painel buscamos quatro visões diferentes de pessoas da academia, do cenário de startups, de uma consultoria global e de um fundo de investimento, que estão respirando esse universo da Web3.

Bloco 3

Vulto Memorial
Painel 5: Tokenização

A representação de ativos no ambiente digital através de infraestruturas descentralizadas (tokenização) é uma tendência e esse painel apresenta casos concretos e reflexões sobre oportunidades, desafios e diferentes perspectivas para um futuro tokenizado.

Painel 6: CDBC

O Real Digital está caminhando para se tornar realidade e o Banco Central convidou o mercado a experimentar suas possibilidades. Nesse painel convidamos alguns dos selecionados para essa experimentação, para ouvirmos suas expectativas, estudos e experiências, que nos ajudarão a compreender o potencial desta perspectiva.

Bloco 4

Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin
Painel 7: NFT

Os tokens não fungíveis (NFTs) estão cada vez despertando mais interesse e são potencialmente um lugar de encontro entre cultura, arte e tecnologia. Nesse painel trazemos a perspectiva das marcas, dos artistas e da tecnologia para debater o futuro do NFT e seus desafios.

Painel 8: Metaverso

O Metaverso ainda é uma promessa para o longo prazo ou podemos esperar impacto real em nossas vidas? Para conhecermos o que está rolando no metaverso e o que está para rolar, esse painel conta com empresas e profissionais que estão apostando nesse futuro.

Palestrantes

Parceiro

itau