Intercâmbio Acadêmico
Processo de seleção - Alunos de Graduação
- Passo 1 - Requisitos
- Passo 2 - Custos
- Passo 3 - Antes de se inscrever
- Passo 4 - Comprovante de Proficiência
- Passo 5 - Como se Inscrever
- Passo 6 - Banca de Seleção
- Passo 7 - Resultado da seleção
- Passo 8 - Segunda fase
- Passo 9 - Aceitação na Universidade de destino
- Passo 10 - Após o aceite
Passo 1 - Requisitos
Poderá candidatar-se o aluno que:
- Estiver regularmente matriculado em um curso de graduação da PUC-Rio;
- Ter cursado ao mínimo 40 créditos na PUC-Rio, independentemente da duração de seu curso. No caso de alunos transferidos, exigem-se ao menos 2 semestres cursados na PUC-Rio;
- Comprovadamente não complete os estudos durante o intercâmbio. Todos os alunos que fazem intercâmbio são obrigados a cursar pelo menos mais um semestre na PUC-Rio após o retorno;
- Apresentar comprovante de proficiência na língua do país de destino ou em inglês - clique aqui para saber os requisitos específicos
- Tiver CR igual ou maior que 7,0*;
- For classificado entre os 50% melhores alunos do seu Departamento*. Clique aqui para verificar a lista de CRs
- Não possuir mais do que TRÊS reprovações* no Histórico da PUC-Rio (OBS. Os trancamentos não são contados)
* Caso o candidato não se enquadre em qualquer um dos critérios estabelecidos nos itens (e), (f) ou (g) deverá apresentar uma justificativa fundamentando os motivos porque não atende a esses critérios.
- Bolsas e Financiamentos consulte aqui
- Quais são os pré-requisitos para se candidatar ao intercâmbio?
Passo 2 - Custos
Como fica a sua mensalidade e outros custos durante o intercâmbio
Durante o período de intercâmbio os alunos permanecem pagando mensalidade na PUC-Rio, entre 16 a 20 créditos.
Não há pagamento para universidade de destino.
Não estão cobertas pelo programa de intercâmbio:
As despesas referentes às passagens, hospedagem, alimentação e custos administrativos não são cobertas pelos programas de intercâmbio.
Para fins de fazer prova junto a imigração alguns países exigem que o responsável financeiro do candidato comprove possuir no banco um valor específico em conta corrente.
Os países que tem essa exigência são:
- Alemanha
- Bélgica
- Coréia
- Dinamarca
- Estados Unidos
- Holanda
- Noruega
- Nova Zelândia
- Suécia
Note que há países e/ou universidades que cobram taxas administrativas.
Os estudantes inscritos nos programas de intercâmbio terão suas bolsas mantidas durante o período no exterior. Com exceção das bolsas de estudo que demandem a presença física do aluno na PUC-Rio, tais como: trabalho ou estágio, esporte, coral, religiosos; etc.
Como receber ajuda de custo durante o intercâmbio:
Os alunos podem participar do intercâmbio com a opção "Com ajuda de custo" e participar das opções oferecidas a cada semestre.
Passo 3 - Antes de se inscrever
Antes de iniciar sua inscrição on line:
- Verifique se as universidades para as quais você deseja se candidatar tem vagas oferecidas nesse período e se você atende aos critérios;
- Você poderá indicar 3 opções e não precisam ser em um único país, desde que você possua comprovante de idioma desses destinos;
- Verifique se possui aulas na sua area ou uma area correlata que você ter interesse - Consulte aqui a lista de Universidades Conveniadas;
- Certifique-se de que preenche os requisitos de idioma da universidade que deseja se candidatar. Algumas universidades tem requisitos de proficiência mais restritivos que a CCCI;
- Você já tem o comprovante de idioma. Caso contrário verifique aqui como providenciar.
- Recomendamos que antes de solicitar as cartas de recomendação, fale com seus professores para se certificar de que poderão responder no prazo estipulado. Você precisará de no mínimo 2 cartas. Porém poderá solicitar recomendações de até 4 professores.
- Se o candidato optar pela University of California ou Science Po, somente na segunda fase receberá a indicação, em qual das suas opções de campus, foi alocado. Será solicitado ao candidato a indicação de sua preferência entretanto a decisão do campus é da universidade de destino.
- Verifique aqui a lista de universidades conveniadas com opção de Duplo Diploma - CLIQUE AQUI
Passo 4 - Comprovante de Proficiência
A proficiência é fundamental para o seu sucesso no intercâmbio. Os candidatos devem apresentar a CCCI até o fim do período de inscrições um comprovante de proficiência válido e com nível intermediário. Portanto, antes de iniciar sua candidatura você deverá providenciar um comprovante que possa indicar o seu nível de proficiência no idioma correspondente ao que é exigido pela instituição de destino.
- Para comprovantes de língua inglesa:
- Test of English as a Foreign Language (TOELF)
O TOEFL exigido é o IBT (Internet-Based Testing) e a CCCI exige uma nota mínima de 80. Entretanto é muito importante que você verifique se a universidade para a qual está se candidatando exige nota superior.
Para agendar e saber mais informações sobre o TOEFL consulte: http://www.ets.org/toefl
Esses exames tem validade de 2 (dois) anos e podem ser marcados pela internet.
Procedimento necessário somente para a University of California.
Clique aqui para saber os detalhes de como enviar seu resultado.
- International English Language Testing System (IELTS)
Quanto ao IELTS a nota mínima exigida é de 6,0. Você deverá seguir a mesma recomendação e verificar se a universidade de seu interesse exige nota superior.
Para agendar e saber mais informações sobre o IELTS consulte o site: http://www.culturainglesa.net/certificacoes-internacionais/ielts/
- Certificação PUC-Rio de Proficiência (CIP)
O Exame de Proficiência Internacional oferecido pela PUC-Rio, em parceria com o Departamento de Letras, é composto por quatro seções diferentes: Reading, Writing, Speaking and Listening. Em cada seção, os alunos são pontuados seguindo o Common European Framework, que estabelece os níveis como A1, A2, B1, B2, C1 e C2.
Consulte aqui a lista das universidades em que o comprovante poderá ser utilizado
- Para comprovantes de outros idiomas:
- Certificação PUC-Rio de Proficiência (CIP) - Idiomas: Inglês, Francês, Alemão e Espanhol
- Além desse teste também serão aceitos:
- ESPANHOL:
DELE:
Os diplomas DELE são títulos oficiais de espanhol com reconhecimento internacional, outorgados pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério de Educação, Cultura da Espanha.
Para mais informação, visite a página institucional dos diplomas DELE: https://examenes.cervantes.es/es. - FRANCÊS:
DELF/DALF:
O DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa) e o DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa) são os diplomas oficiais do Ministério da Educação Nacional francês para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros. Os certificados são reconhecidos internacionalmente e podem ser obtidos com fins de estudo.
Para mais informações, visite a página oficial desses testes: https://www.bresil.campusfrance.org/delf-e-dalf-inscricoes-abertas-para-a-sessao-de-junho - ALEMÃO
TestDaF
1. DSH (DEUTSCHE SPRACHPRÜFUNG FÜR DEN HOCHSCHULZUGANG)
The DSH (Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang = German Language University Entrance Examination for Foreign Applicants)
Para mais informações: http://dsh.de/
2. TestDaF (Test of German as a Foreign Language).
Der TestDaF ist die wichtigste deutsche Sprachprüfung für internationale Studienbewerber*innen und ein „Meilenstein“ auf Ihrem Weg an eine deutsche Hochschule: Mit dem Zeugnis weisen Sie offiziell nach, dass Sie sprachlich für den Studienstart bereit sind.
Para mais informações: http://www.testdaf.de/ - CHINÊS:
O HSK e o HSKK (汉语水平考试, em pinyin hànyǔ shuǐpíng kǎoshì) são os exames de proficiência, escrito e oral, mais reconhecidos e utilizados como certificação de conhecimento em Língua Chinesa ou Mandarim.
Para mais informações:http://www.confucius.puc-rio.br/br/info/10/hsk-e-hskk#a41 - JAPONÊS
Japanese Language Proficiency Test - 日本語能力試験 JLPT - The Official Worldwide Japanese-Language Proficiency Test
Para mais informações: https://www.jlpt.jp/e/
Passo 5 - Como se inscrever
Para realizar a inscrição no processo seletivo, os candidatos devem seguir os procedimentos abaixo:
- Efetuar um teste de nivelamento do idioma pretendido durante o intercâmbio;
Clique aqui para conhecer os requisitos - O candidato deverá entrar com sua inscrição on line através do siaapuc
- Solicitar cartas de recomendação através do siaapuc
É necessário que o candidato entre em contato com o professor previamente, apresentando o seu projeto de intercâmbio e verificando a disponibilidade dele para preencher a carta;- A solicitação da carta de recomendação é feita através do SIAA-PUC no momento de sua inscrição. Porém, lembre-se que é responsabilidade do candidato manter contato com os professores para assegurar que as 02 cartas obrigatórias sejam submetidas dentro do prazo estabelecido.
- O candidato poderá selecionar até 04 professores para solicitar cartas de recomendação online, sendo que somente 02 cartas são obrigatórias.
Ao confirmar a escolha do professor, o sistema enviará a solicitação para o professor.
Caso o professor não conheça o sistema de envio de cartas por favor entre em contato conosco.
OBS: Não serão aceitas cartas físicas.
- Realizar o upload, até o último dia de inscrição, da seguinte documentação:
- Requerimento 1, formulário gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
- Histórico SIMPLES da PUC original obtido através do CCPA (sistema de requerimentos da DAR).
- Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino; Verifique o ítem Comprovante de Proficiência
** Candidatos para destino com língua portuguesa devem enviar uma declaração de que pretendem assistir as aulas em português. - Carta de Apresentação pessoal, com um máximo de 2(duas) páginas, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse); Clique aqui para consultar um modelo
- Curriculum Vitae;
- Para alunos bolsistas: Comprovante da Bolsa recebida
- Além disso o candidato poderá entregar opcionalmente:
Cópia dos comprovantes das Atividades Acadêmicas desenvolvidas, como: monitorias, estágios, PIBIC, seminários, cursos, etc.
- Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Este boleto será gerado pelo SIAA-PUC e pode ser pago em qualquer banco ou via Internet. O boleto é gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
- Os candidatos podem realizar 2(duas) inscrições no mesmo semestre letivo, desde que sejam:
. uma inscrição com ajuda de custo
. uma inscrição sem ajuda de custo.
Nesse caso, irá pagar ambas as inscrições e irá participar em 2 bancas diferentes. Ao fim do processo seletivo, caso o candidato seja aprovado em ambas as opções, deverá indicar em qual das opções prefere prosseguir.
Atenção: Só serão aceitas candidaturas dentro do prazo e com a documentação completa! O candidato que não realizar qualquer um dos procedimentos acima terá sua postulação desconsiderada!
Importante:
Se o candidato optar pela University of California ou Science Po, somente na segunda fase receberá a indicação, em qual das suas opções de campus, foi alocado. Será solicitado ao candidato a indicação de sua preferência entretanto a decisão do campus é da universidade de destino.
Passo 6 - Banca de Seleção
A participação em ambos os programas de Intercâmbio Acadêmico e de Duplo Diploma se faz através de um criterioso processo seletivo.
São considerados critérios para a seleção:
- O perfil acadêmico de cada candidato, para fins de aprovação e classificação relativamente aos demais candidatos no período letivo.
- Participação em uma Banca de Seleção.
Durante o processo de seleção, a banca considerará, para aprovação e classificação dos alunos, os seguintes critérios, respeitada as diferenças relativas por curso do candidato:
- Análise da documentação: CR ponderado; resultado de proficiência linguística; as apreciações nas cartas de recomendação; bolsas de pesquisa; monitorias e estágios; outros demonstrativos de bom desempenho acadêmico; caso bolsista, condição da bolsa; dados sobre o aluno que possam apontar para um bom desempenho durante o intercâmbio; relação de créditos acumulados - total de créditos necessários à conclusão do curso.
- A entrevista: A data será divulgada na semana seguinte ao encerramento das inscrições. Os candidatos deverão estar disponíveis por um período de até 30 dias após a divulgação do resultado. NÃO haverá dispensa da entrevista em hipótese alguma. O aluno que não comparecer à entrevista na data e hora marcadas será automaticamente eliminado.
- Orientação para a entrevista com a banca de seleção:
O que a Banca espera de você?
- Que seja autêntico, ou seja, que responda as perguntas de forma franca;
- Que seja direto e objetivo em suas respostas;
- Que apresente não apenas um projeto pessoal, mas também um projeto acadêmico (metas de estudo e carreira, disciplinas pretendidas e etc.)
- Que se apresente de forma adequada à situação (vestuário, vocabulário, atitude, etc.)
- Que demonstre maturidade para participar de um programa de intercâmbio
*Não se baseie nos comentários que correm entre os alunos. Muitas vezes não correspondem à realidade. - Composição da Banca: Presidente: Coordenadora Central de Cooperação Internacional; Coordenador do Convênio em questão se houver. Membros: os Coordenadores Setoriais de Graduação do CTCH, do CCS e do CTC. A Banca de Seleção, a seu critério, poderá convidar outros professores ou profissionais a participar da seleção, incluindo a entrevista.
Passo 7 - Resultado da Seleção
O resultado da seleção será divulgado no SIAA-PUC.
Alunos não aprovados dentro do total de vagas disponíveis poderão voltar a concorrer na seleção seguinte, com a mesma documentação, apenas atualizada. Deverão, porém, pagar nova taxa de inscrição e passar novamente pelo processo de seleção e classificação, dentro do novo conjunto de candidatos.
- Desistência:
- Os candidatos que desistirem do programa devem imprimir e assinar um requerimento de cancelamento, que está disponível em sua candidatura no siaapuc.
Esse formulário deverá ser enviado para a CCCI através dos emails: mobility@puc-rio.br ou mobility1@puc-rio.br - Após 30 dias do resultado de 2ª fase, aqueles que desistirem deverão efetuar o cancelamento e efetuar o pagamento de uma multa no valor de R$500,00.
- Por questões administrativas, o aluno que não oficializar sua desistência estará automaticamente impossibilitado de cursar o semestre seguinte na PUC-Rio.
Reunião de Orientação para a Segunda Fase. Alunos aprovados serão convocados para uma reunião de orientação sobre a segunda fase. As datas serão divulgadas pelo SIAAPUC.
Passo 8 - Segunda Fase
Após ser aprovado o candidato deverá fazer upload da documentação no prazo estipulado pela CCCI
IMPORTANTE: A DOCUMENTAÇÃO DE 2A. FASE SOMENTE DEVERÁ SER PROVIDENCIADA APÓS A PALESTRA DE ORIENTAÇÃO PARA QUE O CANDIDATO POSSA SER INFORMADO DE DETALHES ESPECÍFICOS DE SUA UNIVERSIDADE/PAÍS DE DESTINO.
- Requerimento 2 em formulário disponível no SIAA-PUC;
Atenção para que as assinaturas: do candidato e de seu responsável no campo: testemunha 1 - Tradução Juramentada em inglês ou na língua do país pretendido para o convênio do Histórico Escolar da PUC-Rio;
Candidatos para os países de língua Portuguesa e Espanhola não necessitam providenciar essa tradução. - Curriculum Vitae na língua do país de destino ou em inglês;
- Carta de Apresentação pessoal na língua do país de destino ou em inglês, com um máximo de 2 (duas) páginas, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse);
- Cópia de passaporte válido POR NO MÍNIMO 1 ANO APÓS O INTERCÂMBIO;
- Alunos de Design, Arquitetura, Cinema ou outras áreas que desejem apresentar trabalhos realizados devem indicar endereço de portfolio on line.
- Pagamento da taxa de inscrição na segunda fase do Intercâmbio Internacional no valor de R$500,00.
Passo 9 - Aceitação na Universidade de destino
Após a segunda fase, o aluno deverá estar atento as comunicações por e-mail que são feitas sobre os procedimentos nas universidades de destino.
** Muito importante verificar regularmente seu lixo eletrônico para evitar perder os prazos.
- Durante a 2a fase, o candidato irá preencher um formulário de registro(application) na universidade de destino. Além disso, será de sua responsabilidade cumprir os prazos;
- Caberá ao candidato enviar a documentação, previamente conferida pela CCCI, para a universidade de destino.
- Caberá ao aluno preencher o formulário de candidatura (application) da universidade que está se candidatando;
- Os prazos nessa fase são determinados pelo período letivo do país de destino e regras da universidade hospedeira;
- O aceite de 1 ou 2 semestres está condicionado ao julgamento da universidade ao qual o aluno está se candidatando. Portanto, os candidatos que foram indicados pela banca da PUC-Rio para cursar 2 semestres podem ser aceitos por somente 1 semestre.
* Essa decisão final de períodos é de gestão da universidade hospedeira. - Os candidatos podem ser indicados ao campus de acordo com critérios das universidades de destino. Assim, podem submeter as suas preferências mas essa condição poderá ser alterada.
- O aluno que não seguir as solicitações da universidade de destino poderá ter sua candidatura cancelada.
- Desistência:
- Os candidatos que desistirem do programa devem imprimir e assinar um requerimento de cancelamento, que está disponível em sua candidatura no siaapuc.
Esse formulário deverá ser enviado para a CCCI através dos emails: mobility@puc-rio.br ou mobility1@puc-rio.br - Após 30 dias do resultado de 2ª fase, aqueles que desistirem deverão efetuar o cancelamento e efetuar o pagamento de uma multa no valor de R$500,00.
- Por questões administrativas, o aluno que não oficializar sua desistência estará automaticamente impossibilitado de cursar o semestre seguinte na PUC-Rio.
Passo 10 - Após o aceite
Após receber o documento de aceite caberá aos alunos:
- Certificar-se de que o aceite foi recebido pela CCCI, caso esse aceite venha através de procedimento on line ou tenha sido recebido por e-mail
** Importante: A manutenção de sua matricula ativa na PUC-Rio dependerá do seu contato com a CCCI, assim é muito importante que você verifique se a informação foi recebida. - Providenciar o visto de estudante.
As condições de visto dependem da imigração de cada país portanto verifique se concorda com as condições de cada país.
Verifique condições específicas aqui:
A CCCI tem um Guia dos Países com informações sobre os Consulados e links de apoio ao estudante
- Os procedimentos dos Consulados são alterados sem prévio aviso para a PUC. Assim, os detalhes sobre os procedimentos devem ser consultados no Consulado do país de destino;
- Ainda que você tenha dupla cidadania não deixe de consultar no Consulado, do país a que se destina, a necessidade de um registro de seu intercâmbio acadêmico;
- Certifique-se de imediatamente ao receber o aceite consultar os prazos nos Consulados
- Aguarde as instruções da universidade a que se destina sobre o seguro saúde. Muitas universidades exigem coberturas específicas ou que o aluno contrate o seguro através do setor de intercâmbio da universidade de destino;
- Somente compre a sua passagem após receber o aceite;
- Somente contrate a moradia após a universidade hospedeira indicar que você foi aceito;
- Caso o aluno deseje ficar mais alguns dias no país de seu intercâmbio, deverá consultar o Consulado sobre qual o prazo possível para essa estadia.
- Desistência:
- Os candidatos que desistirem do programa devem imprimir e assinar um requerimento de cancelamento, que está disponível em sua candidatura no siaapuc.
Esse formulário deverá ser enviado para a CCCI através dos emails: mobility@puc-rio.br ou mobility1@puc-rio.br - Após 30 dias do resultado de 2ª fase, aqueles que desistirem deverão efetuar o cancelamento e efetuar o pagamento de uma multa no valor de R$500,00.
- Por questões administrativas, o aluno que não oficializar sua desistência estará automaticamente impossibilitado de cursar o semestre seguinte na PUC-Rio.
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