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Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Cooperação Internacional

Intercâmbio Acadêmico

Processo de seleção - Alunos de Graduação


Passo 1 - Requisitos

Poderá candidatar-se o aluno que:

  1. Estiver regularmente matriculado em um curso de graduação da PUC-Rio;
  2. Ter cursado ao mínimo 40 créditos na PUC-Rio, independentemente da duração de seu curso. No caso de alunos transferidos, exigem-se ao menos 2 semestres cursados na PUC-Rio;
  3. Comprovadamente não complete os estudos durante o intercâmbio. Todos os alunos que fazem intercâmbio são obrigados a cursar pelo menos mais um semestre na PUC-Rio após o retorno;
  4. Apresentar comprovante de proficiência na língua do país de destino ou em inglês - clique aqui para saber os requisitos específicos
  5. Tiver CR igual ou maior que 7,0*;
  6. For classificado entre os 50% melhores alunos do seu Departamento*. Clique aqui para verificar a lista de CRs
  7. Não possuir mais do que TRÊS reprovações* no Histórico da PUC-Rio (OBS. Os trancamentos não são contados)

* Caso o candidato não se enquadre em qualquer um dos critérios estabelecidos nos itens (e), (f) ou (g) deverá apresentar uma justificativa fundamentando os motivos porque não atende a esses critérios.


Passo 2 - Custos

Como fica a sua mensalidade e outros custos durante o intercâmbio

Durante o período de intercâmbio os alunos permanecem pagando mensalidade na PUC-Rio, entre 16 a 20 créditos.
Não há pagamento para universidade de destino.
Não estão cobertas pelo programa de intercâmbio:
As despesas referentes às  passagens, hospedagem,  alimentação e  custos administrativos  não são cobertas pelos programas de intercâmbio.

Para fins de fazer prova junto a imigração alguns países exigem que o responsável financeiro do candidato comprove possuir no banco um valor específico em conta corrente.

Os países que tem essa exigência são:

Note que há países e/ou universidades que cobram taxas administrativas.

Os estudantes inscritos nos programas de intercâmbio terão suas bolsas mantidas durante o período no exterior. Com exceção das bolsas de estudo que demandem a presença física do aluno na PUC-Rio, tais como: trabalho ou estágio, esporte, coral, religiosos; etc.

Como receber ajuda de custo durante o intercâmbio:
Os alunos podem participar do intercâmbio com a opção "Com ajuda de custo" e participar das opções oferecidas a cada semestre.

Consulte aqui as opções de Bolsas e Financiamentos disponíveis:https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccci/academico/bolsas_financiamentos.html


Passo 3 - Antes de se inscrever

Antes de iniciar sua inscrição on line:


Passo 4 - Comprovante de Proficiência

A proficiência é fundamental para o seu sucesso no intercâmbio. Os candidatos devem apresentar a CCCI até o fim do período de inscrições um comprovante de proficiência válido e com nível intermediário. Portanto, antes de iniciar sua candidatura você deverá providenciar um comprovante que possa indicar o seu nível de proficiência no idioma correspondente ao que é exigido pela instituição de destino.

O TOEFL exigido é o IBT (Internet-Based Testing) e a CCCI exige uma nota mínima de 80. Entretanto é muito importante que você verifique se a universidade para a qual está se candidatando exige nota superior.

Para agendar e saber mais informações sobre o TOEFL consulte: http://www.ets.org/toefl
Esses exames tem validade de 2 (dois) anos e podem ser marcados pela internet.

Procedimento necessário somente para a University of California.
Clique aqui para saber os detalhes de como enviar seu resultado.

Quanto ao IELTS a nota mínima exigida é de 6,0. Você deverá seguir a mesma recomendação e verificar se a universidade de seu interesse exige nota superior.

Para agendar e saber mais informações sobre o IELTS consulte o site: http://www.culturainglesa.net/certificacoes-internacionais/ielts/

O Exame de Proficiência Internacional oferecido pela PUC-Rio, em parceria com o Departamento de Letras, é composto por quatro seções diferentes: Reading, Writing, Speaking and Listening. Em cada seção, os alunos são pontuados seguindo o Common European Framework, que estabelece os níveis como A1, A2, B1, B2, C1 e C2.


Consulte aqui a lista das universidades em que o comprovante poderá ser utilizado

A CCCI exige nível intermediário no mínimo B1 para os alunos. Entretanto você deverá se certificar se a universidade para a qual está aplicando exige nível superior. Serão aceitos somente testes de entidades reconhecidas pelos consulados dos países correspondentes.

Passo 5 - Como se inscrever

Para realizar a inscrição no processo seletivo, os candidatos devem seguir os procedimentos abaixo:

  1. Efetuar um teste de nivelamento do idioma pretendido durante o intercâmbio;
    Clique aqui para conhecer os requisitos
  2. O candidato deverá entrar com sua inscrição on line através do siaapuc
  3. Solicitar cartas de recomendação através do siaapuc
    É necessário que o candidato entre em contato com o professor previamente, apresentando o seu projeto de intercâmbio e verificando a disponibilidade dele para preencher a carta;
    1. A solicitação da carta de recomendação é feita através do SIAA-PUC no momento de sua inscrição. Porém, lembre-se que é responsabilidade do candidato manter contato com os professores para assegurar que as 02 cartas obrigatórias sejam submetidas dentro do prazo estabelecido.
    2. O candidato poderá selecionar até 04 professores para solicitar cartas de recomendação online, sendo que somente 02 cartas são obrigatórias.
      Ao confirmar a escolha do professor, o sistema enviará a solicitação para o professor.
      Caso o professor não conheça o sistema de envio de cartas por favor entre em contato conosco.
      OBS: Não serão aceitas cartas físicas.
  4. Realizar o upload, até o último dia de inscrição, da seguinte documentação:
    • Requerimento 1, formulário gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
    • Histórico SIMPLES da PUC original obtido através do CCPA (sistema de requerimentos da DAR).
    • Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino; Verifique o ítem Comprovante de Proficiência
      ** Candidatos para destino com língua portuguesa devem enviar uma declaração de que pretendem assistir as aulas em português.
    • Carta de Apresentação pessoal, com um máximo de 2(duas) páginas, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse); Clique aqui para consultar um modelo
    • Curriculum Vitae;
    • Para alunos bolsistas: Comprovante da Bolsa recebida
    • Além disso o candidato poderá entregar opcionalmente:
      Cópia dos comprovantes das Atividades Acadêmicas desenvolvidas, como: monitorias, estágios, PIBIC, seminários, cursos, etc.
  5. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Este boleto será gerado pelo SIAA-PUC e pode ser pago em qualquer banco ou via Internet. O boleto é gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
  6. Os candidatos podem realizar 2(duas) inscrições no mesmo semestre letivo, desde que sejam:
    . uma inscrição com ajuda de custo
    . uma inscrição sem ajuda de custo.
    Nesse caso, irá pagar ambas as inscrições e irá participar em 2 bancas diferentes. Ao fim do processo seletivo, caso o candidato seja aprovado em ambas as opções, deverá indicar em qual das opções prefere prosseguir.

Atenção: Só serão aceitas candidaturas dentro do prazo e com a documentação completa! O candidato que não realizar qualquer um dos procedimentos acima terá sua postulação desconsiderada!

Importante:

Se o candidato optar pela University of California ou Science Po, somente na segunda fase receberá a indicação, em qual das suas opções de campus, foi alocado. Será solicitado ao candidato a indicação de sua preferência entretanto a decisão do campus é  da universidade de destino.


Passo 6 - Banca de Seleção

A participação em ambos os programas de Intercâmbio Acadêmico e de Duplo Diploma se faz através de um criterioso processo seletivo.

São considerados critérios para a seleção:

Durante o processo de seleção, a banca considerará, para aprovação e classificação dos alunos, os seguintes critérios, respeitada as diferenças relativas por curso do candidato:

O que a Banca espera de você?


Passo 7 - Resultado da Seleção

O resultado da seleção será divulgado no SIAA-PUC.

Alunos não aprovados dentro do total de vagas disponíveis poderão voltar a concorrer na seleção seguinte, com a mesma documentação, apenas atualizada. Deverão, porém, pagar nova taxa de inscrição e passar novamente pelo processo de seleção e classificação, dentro do novo conjunto de candidatos.

Reunião de Orientação para a Segunda Fase. Alunos aprovados serão convocados para uma reunião de orientação sobre a segunda fase. As datas serão divulgadas pelo SIAAPUC.


Passo 8 - Segunda Fase

Após ser aprovado o candidato deverá fazer upload da documentação no prazo estipulado pela CCCI

IMPORTANTE: A DOCUMENTAÇÃO DE 2A. FASE SOMENTE DEVERÁ SER PROVIDENCIADA APÓS A PALESTRA DE ORIENTAÇÃO PARA QUE O CANDIDATO POSSA SER INFORMADO DE DETALHES ESPECÍFICOS DE SUA UNIVERSIDADE/PAÍS DE DESTINO.

  1. Requerimento 2 em formulário disponível no SIAA-PUC;
    Atenção para que as assinaturas: do candidato e de seu responsável no campo: testemunha 1
  2. Tradução Juramentada em inglês ou na língua do país pretendido para o convênio do Histórico Escolar da PUC-Rio;
    Candidatos para os países de língua Portuguesa e Espanhola não necessitam providenciar essa tradução.
  3. Curriculum Vitae na língua do país de destino ou em inglês;
  4. Carta de Apresentação pessoal na língua do país de destino ou em inglês, com um máximo de 2 (duas) páginas, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse);
  5. Cópia de passaporte válido POR NO MÍNIMO 1 ANO APÓS O INTERCÂMBIO;
  6. Alunos de Design, Arquitetura, Cinema ou outras áreas que desejem apresentar trabalhos realizados devem indicar endereço de portfolio on line.
  7. Pagamento da taxa de inscrição na segunda fase do Intercâmbio Internacional no valor de R$500,00.

Passo 9 - Aceitação na Universidade de destino

Após a segunda fase, o aluno deverá estar atento as comunicações por e-mail que são feitas sobre os procedimentos nas universidades de destino.

** Muito importante verificar regularmente seu lixo eletrônico para evitar perder os prazos.


Passo 10 - Após o aceite

Após receber o documento de aceite caberá aos alunos:

As condições de visto dependem da imigração de cada país portanto verifique se concorda com as condições de cada país.

Verifique condições específicas aqui:

A CCCI tem um Guia dos Países com informações sobre os Consulados e links de apoio ao estudante

  1. Os procedimentos dos Consulados são alterados sem prévio aviso para a PUC. Assim, os detalhes sobre os procedimentos devem ser consultados no Consulado do país de destino;
  2. Ainda que você tenha dupla cidadania não deixe de consultar no Consulado, do país a que se destina, a necessidade de um registro de seu intercâmbio acadêmico;
  3. Certifique-se de imediatamente ao receber o aceite consultar os prazos nos Consulados

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