PUC-Rio - Página inicial

> Reitoria, Vice-reitorias e Centros >Vice-reitoria Acadêmica > Cátedra Fulbright

Imagem ilustrativa
 
Cátedra Fulbright
intercâmbio de professores  
 
 

Professores Visitantes

Eles foram:
» Don H. Doyle, Vanderbilt University, TN (2004.1);
» Martha Woodmansee, University of Wisconsin (2004.2);
» Jerry Davila, University of North Carolina at Charlotte, NC (2005.2); e
» Kimberle Crenshaw, Columbia University and University of California at Los Angeles (2007.1).
» John H Stanfeld II, Indiana University (2008.1)
» Richard Cándida Smith, University of California – Berkeley (2010.1)
» Suzanne Oboler, City University of New York (2011.1)
» John Portz, Northeastern University, MA (2011.2)
» Sandy Maisel, Colby College, ME (2012.2)
----------------------------------------------------

Prof. Don H. Doyle:

Ministrou um curso, durante o primeiro semestre de 2004, no programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, do Departamento de História (Mestrado e Doutorado) da PUC-Rio, sobre o tema do Nacionalismo nas Américas.

Na ocasião, publicou a convite, o artigo “Making Nations: American Nationalism and Separatism in Comparative Perspective”, na revista dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de História, intitulada Anima – História, Teoria e Cultura.

Conjuntamente com o Prof. Marco Pamplona, o Prof. Doyle deu início à organização da coletânea de artigos intitulada Nationalism in the New World (publicada pela U. Geórgia Press em 2006), onde consta um artigo de autoria dos dois professores. O referido livro foi traduzido para publicação em português pela Editora Record, e deverá sair em 2008.

Criou, em 2005, a primeira associação internacional para o estudo do nacionalismo nas Américas – intitulada ARENA (Association for Research on Ethnicity and Nationalism in the Americas), em colaboração com os Professores Marco Pamplona (PUC-Rio), Susan-Mary Grant (University of Newcastle Upon Tyne, UK) e Natividad Gutiérrez Chong (Universidad Nacional Autônoma de México). Sediada na University of South Carolina, onde está atualmente o Prof. Doyle,  a associação reúne pesquisadores do mundo inteiro dedicados ao estudo do nacionalismo nas Américas.

voltar
----------------------------------------------------

Profª. Martha Woodmansee:

A Professora Martha Woodmansee ministrou um curso regular no programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura no Departamento de Letras (Mestrado e Doutorado) da PUC-Rio, no período de julho a dezembro de 2004 sobre  tema: A História e a Prática dos Direitos Autorais.

Apresentou sua pesquisa sobre propriedade intelectual e patentes em uma palestra destinada aos professores e alunos de pós-graduação do Departamento Letras.

Proferiu ainda uma conferência no âmbito do Colóquio Permanente de Literatura e Pensamento, aberto a todos os programas de pós-graduação e participou como palestrante convidada no V. Seminário Internacional de Estudos da Literatura: Literatura e Memória.

voltar
----------------------------------------------------

Prof. Jerry Davila:

Ministrou curso de Pós-Graduação do Departamento de História da PUC-Rio em 2005.2, intitulado “As relações raciais dos Estados Unidos como questão local e global”.

Ministrou duas aulas no curso de extensão oferecido pelo Departamento de História e o CCEE da PUC-Rio, sobre o tema da Segunda Guerra Mundial.

Proferiu duas palestras sobre o tema “Questões de Raça nos Estados Unidos” na Universidade Federal Fluminense, Campus do Gragoatá:
a) “ Da Depressão ao ‘New Deal’ e a Segunda Guerra Mundial: Origens da Militância Negra”, para os alunos de graduação em História; e .
b) “Uma História recente das relações raciais nos EUA: segregação escolar, direitos civis e ações afirmativas”, para os professores e alunos do Departamento de História da UFF.

Elaborou um artigo para ser incluído na coletânea organizada pela Cátedra Fulbright, pelo NIREMA e pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio, com publicação prevista para 2008.  O tema do seu artigo é a “Percepção da África em tempos de movimentos de descolonização (anos 50s e 60s): nos EUA e no Brasil”.

Ministrou as seguintes outras palestras a convite:
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ: “A pós-abolição em perspectiva comparada: o caso dos EUA”. 
Universidade do Rio de Janeiro – UERJ: “Segregação Racial na Escola dos EUA: Seu desenvolvimento e seus remédios”.
Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG: “A Ação Afirmativa nos Estados Unidos: visões históricas e contemporâneas”; “Pensamento Eugênico, Raça e Escola na Era Vargas”.

Finalmente, publicou dois artigos e dois capítulos de livros durante sua estada no pais:
(a). “Construindo o Homem Brasileiro: Educação e Eugenia na Era Vargas”, in A Educação Escolar em Perspectiva Histórica. Maria Elisabeth Blank Miguel e Rosa Lydia Teixeira Corrêa, eds. São Paulo: Editora Autores Associados, 2005, 341-354.
(b). “Influências do pensamento eugênico na Educação Brasileira: desafios para a atualidade”, in Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa, Marandino Selles, Ferreira and Amorim, eds. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005, 15-36.
(c). “O Comparativo e o Transnacional nos Estudos Brasileiros e Americanos”, Transit Circle: Revista Brasileira de Estudos Americanos, Vol.4 (2005), 66-77.
(d). “O Valor Social da Brancura no Pensamento Educacional da Era Vargas”, Educar, Vol. 25 (2005), 111-126.

voltar
----------------------------------------------------

Profª. Kimberle Crenshaw:

Professora Kimberle Crenshaw, Professor of Law da UCLA e da Columbia University, em Nova York,  e Diretora Executiva do African American Policy Forum.
A estada da professora Kimberle entre nós foi de grande proveito.
item Veja:
- as atividades que a professora participou.
- atividade extraordinária: o Seminário Internacional intitulado – “Raça e Racismos nos Estados Unidos e Brasil: para um novo paradigma comparativo sobre discriminação e ação afirmativa.”

voltar
----------------------------------------------------

Prof. John H Stanfeld II:

John H Stanfield II é professor de estudos afro-americanos e diáspora africana, e professor adjunto de Estudos Americanos pela Universidade de Indiana, em Bloomington. Na PUC-Rio, o professor Stanfield, vinculado ao Departamento de Sociologia e Política e à Cátedra Fulbright, ministrou uma disciplina para pós-graduação. Nesta, explorou a história do estudo sociológico transnacional de temas raciais e tratou de perspectivas de justiça restaurativa.

Em sua passagem pela PUC-Rio, o professor proferiu da palestra “O Fenômeno Obama” no dia 17 de abril. Mais informações sobre este evento podem ser encontradas aqui.

voltar
----------------------------------------------------

Prof. Richard Cándida Smith, University of California– Berkeley
(2010.1)
:

Foto do Prof. Richard Cándida Smith

O professor Smith ministrou um curso durante o primeiro semestre de 2010, no programa de Pós-Graduação do Departamento de História (mestrado e doutorado) da PUC-Rio, sobre a evolução da história intelectual dos Estados Unidos.
Em sua estada no Brasil, o prof. Smith se dedicou a descobrir evidências das transferências e resistências culturais pan-americanas para seu próximo livro, analisando o contato entre autores e editores latino-americanos e norte-americanos durante as décadas de 40, 50 e 60, bem como investigar como os governos da época se posicionavam sobre o intercâmbio cultural pelos continentes americanos.
O professor Smith realizou diversas palestras e apresentações pelo Brasil durante o primeiro semestre de 2010, foram elas:

  1. “História Oral e Historiografia nos Estados Unidos: Impasses e Problemas,” X Encontro Nacional da Associação Brasileira de História Oral, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 29 abril.
  2. “Circuitos de Subjetividade: Palavras, Gestos e Objetos no Tempo,” Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual, Universidade de São Paulo:
    1. “Debates contemporâneas em história intelectual dos Estados Unidos,” 7 junho.
    2. “Autoria na História: estratégias narrativas em entrevistas de história oral, estratégias interpretativas de interpretação histórica,” 8 de junho
    3. “Os impasses de Pan-Americanismo: a questão de tradução na cultura interamericana, 1915-1965,” 9 de junho
  3. “O Pan-americanismo enfrenta  os obstáculos ao tradução: Érico Veríssimo nos Estados Unidos,” Núcleo de Estudos em Letras e História, Universidade Estadual Paulista, Assis, São Paulo, 10 junho 2010
  4. “Cosmopolitan Yearnings, National Ways of Looking: Érico Veríssimo in the United States,” Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, Porto Alegre, 17 junho 2010
voltar
----------------------------------------------------

Profª. Suzanne Oboler:

Suzanne Oboler é Professora de Estudos Latinos e Latino-americanos no John Jay College da City University of New York. Ela é a editora fundadora da revista acadêmica Latino Studies, e co-editora chefe da The Oxford Encyclopedia of Latino/as in the United States, 4 Volumes. Dra. Oboler é autora do livro Ethnic Labels, Latino Lives: Identity and the Politics of (Re)Presentation in the United States, bem como de vários outros artigos acadêmicos e capítulos de livro. Ela é editora de Latinos and Citizenship: The Dilemma of Belonging (2006), e do recém-lançado Behind Bars: Latino/as and Prison in the United States (2009). Ela também co-editou Neither Enemies nor Friends: Latinos, Blacks, Afro-Latinos (2005). Além disso, a Dra. Oboler atuou como co-editora chefe da [Oxford] Encyclopedia of Latinos and Latinas in Politics, Law and Social Movements (2011).

A Professora Oboler leciona em muitas regiões dos Estados Unidos e no exterior, sobre questões relacionadas ao campo dos Estudos Latinos nos Estados Unidos. Sua pesquisa e docência se concentram em raça, cidadania, direitos humanos e imigração nas Américas, e nos latinos dentro dos Estados Unidos. Na Cátedra Fulbright e na PUC-Rio, a professora Oboler se concentrará nesta mesma área de pesquisa e ensino. Ela ministrará o curso “Raça, cidadania e pertencimento nacional nas Américas. O caso dos latinos e afro-americanos nos Estados Unidos”, vinculado ao Departamento de Sociologia e Política. ”

 
voltar
----------------------------------------------------

Prof. John Portz::

John Portz é professor do departamento de Ciências Políticas na Northeastern University, em Boston. A sua atual pesquisa está relacionada à política e à responsabilidade no que diz respeito à gestão pública dos sistemas educacional e de saúde.

Com a sua vinda ao Brasil, o Professor estendeu o seu projeto ao funcionamento do sistema educacional brasileiro, visando uma análise comparativa entre os países.

Além de sua pesquisa, o professor Portz, que esteve vinculado ao Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio e à Cátedra Fulbright, ministrou a disciplina "Perspectives on American Politics and Policy" para o curso de pós-graduação sobre a política americana contemporânea.

Ao longo de sua estada no Brasil, o professor realizou palestras em nossa universidade para diferentes departamentos.
Saiba mais informações aqui.

 
 
voltar
----------------------------------------------------

Prof. Sandy Maisel::

L. Sandy Maisel ocupa a Cadeira William R. Kenan, Jr. no departamento de Governo do Colby College, em Waterville. O Professor é um especialista em eleições e partidos políticos americanos, tendo escrito e editado mais de 20 livros sobre o assunto. Um de seus livros, American Political Parties and Elections:  A Very Short Introduction (Oxford University Press), foi feito para explicar as eleições americanas para outras nações.

Com a sua vinda ao Brasil, o Professor buscou pesquisar as diferentes maneiras de uma democracia definir o voto e o eleitorado, comparando a forma de registro e identificação dos eleitores, o voto obrigatório ou opcional e o processo físico de votação e de contagem de votos. A sua pesquisa se concentrará no sistema brasileiro, americano e possivelmente de outras democracias da América do Sul e da União Europeia.

Na PUC-Rio, o professor Maisel esteve vinculado à Cátedra Fulbright e ao Departamento de Sociologia e Política, onde ministrou a disciplina “The American Presidential Election in Historical and Cultural Perspective” para o curso de pós-graduação sobre a política americana contemporânea.

Ao longo de sua estada no Brasil, o professor realizou inúmeras palestras sobre as eleições americanas de 2012, sendo uma delas na PUC-Rio. Saiba mais informações aqui.

voltar