PUC-Rio - Página inicial

> Reitoria, Vice-reitorias e Centros >Vice-reitoria Acadêmica > Cátedra Fulbright

Imagem ilustrativa
 
Cátedra Fulbright
sobre a Cátedra  
  english | português
 

Criada em 2003, a Cátedra Fulbright PUC-Rio – a primeira Cátedra Fulbright na América Latina – é resultado da estreita cooperação entre a Comissão Fulbright e nossa Universidade, para a promoção de um conjunto de iniciativas acadêmicas, de produção científica e cultural, relacionadas com as seguintes áreas de conhecimento: História, Ciência Política, Sociologia e Antropologia, Literatura, Relações Internacionais, Economia, Educação, Filosofia, Direito e Comunicação e Línguas Portuguesa e Inglesa.

Entrada da Fulbright Scholar Program
Conheça o site da Fulbright Scholar Program

O objetivo principal da Cátedra é promover e divulgar os estudos americanos, aqui entendidos como estudos relacionados a temas que envolvam os Estados Unidos na sua relação com as Américas em geral e, mais especificamente, com o Brasil. Tais estudos podem privilegiar quer uma dimensão de conjunto e comparada, quer aspectos particularizados dos temas comuns.

A Cátedra ocupa-se em viabilizar as atividades docentes e de pesquisa, reunindo profissionais acadêmicos e estudantes de pós-graduação dos dois paises – Brasil e Estados Unidos – que contemplem o campo dos estudos americanos tal qual se encontra definido acima.

Para isso, constituem atividades regulares da Cátedra, o intercâmbio regular de docentes entre os dois países e o apoio a projetos de pesquisa conjuntos, quando desenvolvidos em instituições acadêmicas reconhecidas, buscando facilitar para esse fim a obtenção de financiamentos junto às agências de fomento, quer as norte americanas, quer as brasileiras.

 
Voltar