PUC-Rio - Página inicial

> Reitoria, Vice-reitorias e Centros >Vice-reitoria Acadêmica > Cátedra Fulbright

Imagem ilustrativa
 
Cátedra Fulbright
atividades  
 
 

Atividades regulares em 2007.1:

Tivemos como professora visitante em 2007 a Professora Kimberle Crenshaw, Professor of Law da UCLA e da Columbia University, em Nova York,  e Diretora Executiva do African American Policy Forum.

A estada da professora Kimberle entre nós foi de grande proveito. Com ela inauguramos no CCS um primeiro curso interdisciplinar. Envolvendo 3 diferentes programas de pós-graduação – Direito, História e Sociologia – e tratando de um tema comum às discussões dos três campos de conhecimento, oferecemos  curso “Raça, Justiça Social e Direito: uma perspectiva comparada” (Race, Social Justice and the Law: a Comparative Perspective) / HIS 2050 - CIS 2121 - JUR 2532.
Nessa empreitada, a professora Kimberle também contou com o auxílio de um professor de cada Departamento – a saber, os professores Angela Paiva (Sociologia), Marco Pamplona (História) e Florian Hoffmann (Direito), que estiveram presentes em todas as aulas, participando das discussões com a turma e dividindo as responsabilidades acadêmicas. O curso foi bilíngüe – ministrado nas duas línguas, alternando inglês e português, dependendo do grau de fluência dos alunos.

Para além dos alunos regularmente matriculados nos 3 programas de pós-graduação, contamos, em diferentes momentos do curso, também com a presença de alunos e professores oriundos de outras instituições, na condição de ouvintes.

Ainda como parte das atividades de 2007, tivemos a organização de uma coletânea de textos que, aproveitando o mote do seminário, será intitulada “Raça e Racismos nos Estados Unidos e Brasil: para um novo paradigma comparativo sobre discriminação e ação afirmativa.” O livro conta com uma introdução do Prof. Marco A. Pamplona, organizador da coletânea. Nela escrevem 2 professores que foram palestrantes no seminário, Devon Carbado e Luke Harris; as professoras Kimberle Crenshaw e Angela Paiva e o Prof Jerry Dávila (historiador da University of North Carolina at Charlotte, NC), professor visitante Fulbright pela Cátedra em 2005 e autor publicado nesse mesmo ano, intitulado “Diploma de Brancura: Raça e Política Social no Brasil de 1917 a 1945” (UNESP). O volume ainda conta com um artigo sobre a experiência de 2 alunos do Departamento de História, Aderivaldo Ramos Santana e Larissa Oliveira Gabarra, respectivamente graduando e pós-granduanda,  com a implementação da lei 10.639/03, via o Projeto Cor da Cultura. A publicação está sendo esperada para o ano de 2008.

Para finalizar, o trabalho de parceria iniciado com a professora Kimberle aqui no Brasil, resultou ainda no convite de 5 professores brasileiros para participarem do Workshop Internacional realizado pelo African-American Policy Forum em Bellagio, na Itália, em agosto, sob os auspícios da Fundação Rockerfeller. Dentre os 5 representantes brasileiros enviados, estiveram dois professores da PUC-Rio – Angela Paiva e Marco Pamplona – participando da discussão sobre a internacionalização da acão afirmativa com os demais acadêmicos representantes da França, India, Africa do Sul e Estados Unidos, no encontro.

 
Voltar